Mudança de fase na erupção: as sete bocas uniram-se provocando uma grande explosão

28/11/2014 07:19 - Modificado em 28/11/2014 07:19
| Comentários fechados em Mudança de fase na erupção: as sete bocas uniram-se provocando uma grande explosão

fogo5O fim de tarde na ilha do Fogo foi de susto e temor. Isto, porque de acordo com pessoas no terreno ,que confirmaram a informação avançada pela Lusa, no fim da tarde de ontem  “ As sete bocas da erupção vulcânica que assola desde domingo a ilha do Fogo, uniram-se hoje à tarde numa só, provocando uma grande explosão de lava com a torrente a ter cerca de um quilómetro de largura.

“  Saulo Montrond  falando da Portela, também ,traçava  um cenário de calamidade ao  anunciar  e postar vídeos e fotos nas redes sociais   “ que as lavas estavam apenas a 30 metros do Hotel Pedra Braba”. Os técnicos da UNICV  e da Protecção civil , no terreno , também admitiam que a situação “ piorou durante o quarto dia de  erupção. Um dia que começou com o “credo na boca “ e acabou com as pessoas a rezarem sem entederem como uma oração pode parar um vulcão . A previsão do geofisico Bruno Faria estava certa quanto ao abrandamento da velocidade das lavas , mas também ficou-se saber que mesmo assim foi o dia de maior devastação : a geologia ajudou , mas a orografia conduziu em rtimo mais lento as lavas para a localidade de Portela que já foi dada como perdida pelas autoridades .

Resta esperar pelo dia de hoje para se entender no terreno amplitude e consequências da mudança de fase da erupção vulcânica, que agora provém de uma só mini-cratera, comparada com a de Chã das Caldeiras

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.