Alunos revoltados com novas taxa de exames em atraso

25/11/2014 07:24 - Modificado em 25/11/2014 07:24

IsceeOs alunos do Iscee estão revoltados com a implementação de um novo regulamento imposto pela direcção onde os alunos são obrigados a pagar um taxa de 5000 mil escudos por cada disciplina em atraso.

 

No dia em que o Iscee completa mais um ano de funcionamento, os alunos encontram-se em revolta e em protesto contra o novo regulamento que, segundo os queixosos, foi imposto aos alunos sem qualquer aviso prévio.

São várias as reivindicações dos alunos, entre elas, a aplicação de 5000 mil escudos por cada exame em atraso a realizar. Revoltados, os mesmos consideram um absurdo a aplicação da taxa visto que a maioria dos alunos não terá condições para fazer o pagamento.

A taxa de 5000 mil escudos por exame foi instituída sem qualquer aviso prévio aos alunos que se dizem incomodados com os frequentes abusos de poder por parte da instituição.

A taxa foi implementada no início do ano académico e exigem que o valor seja pago de uma única vez. Estando os alunos insatisfeitos com a situação, tentaram diferentes meios para entrarem num acordo com a direcção, através da associação dos estudantes e abaixo-assinados, mas nunca obtiveram uma resposta por parte da direcção que os ignora.

De acordo com os alunos, a direcção do Iscee mostra-se intransigente. Mesmo após realizarem um abaixo-assinado, ficaram à espera de uma resposta que nunca chegou, mas ficaram a saber através de avisos espalhados pela escola que não haveria qualquer alteração. Para o entrevistado, a direcção não respondeu dignamente aos alunos que se posicionaram contra e que estão dispostos a entrar em acordo. Os alunos não têm voz na escola e esta faz o que lhe apetece.

Para um dos entrevistados, o novo regulamento não vai ao encontro das possibilidades dos alunos, motivo pelo qual estão contra. Uma vez que os exames de disciplinas em atraso eram realizados sem qualquer custo, actualmente os alunos são obrigados a pagar cinco mil escudos para cada exame. Para o entrevistado, o Iscee não respeita o próprio regulamento, visto que no mesmo é possível realizar o pagamento com dias de antecedência.

Uma outra aluna diz sentir-se enganada “porque quando entrou para o Iscce reuniu as condições apresentadas aos alunos para ver se conseguia frequentar a instituição ou não. Quando aceitei as condições o exame não tinha qualquer custo e, de repente, exigem aos alunos um custo adicional de cinco mil escudos, é inconcebível”.

Susana Joaquim, Directora Administrativa e Financeira do Iscee, adiantou a este online que a taxa aplicada de cinco mil escudos não se refere a uma taxa de exame mas sim a uma propina. Sendo uma disciplina em atraso, o aluno terá que se inscrever na disciplina e tem duas opções para o fazer; assistir às aulas e fazer em regime de avaliação contínua ou ainda optar pelo regime de exame. A mesma diz que analisaram o abaixo-assinado e tomaram uma decisão, o que não quer dizer que não entenderam a frustração dos alunos. A responsável acrescenta que o que se está a cobrar é exactamente o valor normal da disciplina e não um exame.

  1. vânia da graça

    a taxa aplicada não pode ser uma propina visto que ja pagamos uma propina mensal de 14 mil escudos e se a taxa é uma propina teriamos o direito de assistir as aulas o que indiretamente foi negado visto que quase todos os anos dos cursos são lecionados a noite.

  2. mira

    5000 mil escudos????
    Quererão dizer 5000 escudos ou 5 mil escudos?

  3. Propina

    Algumas informações “esquecidas” pelo jornalista

    Os exames no ISCEE são GRATUITOS (só época especial é paga).
    O valor de 5.000$ diz respeito à propina a pagar SEMESTRALMENTE (1.000$/ mês) por cada unidade curricular inscrita em que o aluno repetente quer ser avaliado através do REGIME DE EXAME. Ou seja, não assiste às aulas e vai directamente para o exame.
    Essa propina inclui o direito a 2 (DOIS) exames gratuitos (1ª época e Recurso).

  4. Propina

    A instituição vende um serviço e cobra por esse serviço.
    No caso, vende unidades curriculares que no seu conjunto constituirão o curso do aluno.
    Cada unidade curricular tem um preço que é calculado de acordo com os custos associados a venda desse serviço.

    A esse preço dá-se o nome de PROPINA. O ISCEE tem a propina mais baixa do país (entidades privadas) e não altera o valor da propina há 12 anos, apesar da inflação.

    FOI DADA AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE DE PAGAR ESSA PROPINA EM PRESTAÇÕES.

  5. Democratico

    NÃO SE PODE IMPOR NADA À NINGUÉM NUM PAIS DEMOCRÁTICO.
    E O PIOR NÃO FOI SÓ O VALOR EXAGERADO, MAS SIM O MOMENTO SEM AVISO PRÉVIO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO ECONÓMICA DO PAÍS.
    E JÁ AGORA QUAIS SÃO AS REGALIAS POR ESSE VALOR?
    ESSE VALOR É MESMO PARA QUÊ?

  6. Democratico

    Ou pagas 5000$00 simplesmente para realizar um teste de 2 horas, ou assistes as aulas (avaliação Continua) e pagas 12000$00 semestral??? ABSURDO!!!!!!!!!!!
    “No ISCEE os exames são gratuitos”, as Propinas agora é que são DUAS. E KI SÁ NO PRÓXIMO ANO LECTIVO QUANDO INICIAREM AS AULAS SERÃO TRÊS…(sem aviso prévio).
    E ainda vem a “Sra Propina” disser que o ISCEE tem propina mais baixa do pais?

  7. Nainicelle

    Esta medidas nada beneficia a instituição, muito pelo contrario faz com que esta perca cada vez mais credibilidade perante os alunos que cada vez mais revoltados estão com esta situação,alunos que escolhem o ISCEE para estudar e são bolsistas perante estas alterações nada podem fazer a não ser abandonar o estabelecimento por falta de dinheiro perante taxas de exames tão altas.

  8. Palhaçada

    O problema não é o facto de se pagar 5000 escudos, mas sim não termos sido informados sobre novo regulamento com antecedência. A maioria dos alunos já transitados preferiram deixar para fazer as disciplinas restantes no ano seguinte. Mas quando o ano lectivo começa nós recebemos esta bomba da “propina” de 5000 esc que no ano passado não existia.

  9. Palhaçada

    5000 ESC POR CADA DISCIPLINA, se um aluno tiver 4 disciplinas em atraso, este terá de pagar 20000 esc mais os 14000 esc da verdadeira propina, originando um total de 34000 esc. Neste país, o salário minimo é de 11000 esc. Mas como disse a directora financeira do ISCEE: “Kem ka tem dnher ka ta estuda”. Cambada de Ladrões e sugadores.

  10. indignado

    Fabio Silva levione ene kem kta reclama mas sim kem kta faze ixx komentario li moda bo e kta demonstra pok kapacidade pe diferencia um mund la fora de cabo verde e alunos du ISCEE tem tut mutiv pe reclama sim, pe bo conheciment one passod el era gratis e ess one li simplisment ixx decidi implementa sis propina, demonstrando kem manda e voltando a bo ne cv tem familias probres kta luta arduament pe da sis fitxe escola pe um dia tut ser diferent por isso se bo katem nada pe acrescenta k dze nada

  11. indignado

    A instituição vende um serviço e cobra por esse serviço.
    No caso, vende unidades curriculares que no seu conjunto constituirão o curso do aluno.
    Muito bem dito mas fazendo mudanças drasticas que vão contra as possibilidades e vontades dos alunos apenas irão afugenta-los.
    ALUNOS SATISFEITO É MUITO IMPORTANT PARA TRAZEM NOVOS ALUNOS FICA A DITA

  12. EUZINHA

    Vale esclarece alguns kuzas 5mil escudos é pa alunos d iscee fazi exame e nao pa fazi testes de avaliaçao continua. se alunos kizer fazi regime de avaliaçao continua é tem k paga um propina mensal de 2400escudos ( tanto 5000$ como 2400$ é acrescentado a propina normal k é de 14000 escudos mensal.) ISCEE ta permite ses aluno transita de ano ku até 4 discplina o que significa ma se propina ta passa a ser 23600 mensal . Ago n ta pergunta inda nhos ta atxa ma kel quantia la ma ka é absurdo ?

  13. EUZINHA

    Alunos d iscee ta paga um propina de 14000 escudos é um absurdo abriga alunos a paga mas es quantia li ( 5000$ exame- cada disciplina SEMESTRE e 2400$ teste de avaliaçao continua- pa cada disciplina MENSAL ) sabendo d realidade socio-economica de cabo verde

  14. Revoltado

    O pior estamos a falar de uma escola de gestão, não aplicam o que é ensinado. Não intendi porque que de 1000$00 por mês se dizem que os 5000$00 tem que ser pagos de uma so vez. E na secretaria é nos informados que não temos direito para assistir as aulas apenas se tivermos inscritos na avaliação contínua. Pergunto qual foi o critério utilizado para aplicação desse taxa ja que não temos direito a assistir as aulas, apenas a realização do exame?

  15. Revoltado

    O ISCEE NÃO É UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS? Umas horas de teste vale 5000$00? Se durante 12 anos não ouve alterações na propina pq agora? Na secretaria não existe nenhuma informação para o pagamento em prestações. Exames gratuitos não, estamos a ser obrigados a pagar 5000$00 por eles.

  16. aluno da praia

    Meus caros aceito que a gestão financeira exige um equilíbrio das contas. Certo?
    mas nao se esqueçam uma boa gestão também contempla o lado humano, portanto num país com população extremamente pobre em que a maioria fos alunos ja tem propinas em atraso..numa conjuntura económica cada vez mas difici…precisamente numa escola de gestão que deveria ser um exemplo para os futuros gestores de como equilibrar as contas, resumindo e concluindo roubar os nossos clientes e o vosso exemplo

  17. radical

    sem fim lucrativos… fala sério! iscee te k se s problema e ex ti te tenta faze cada um de idiota, é basta ex spiá pa alunos ke tem na lista com propinas em atraso e que txeu des teve que abandoná studos por falta de condições, ago ex te otxa k 5000$ ke te faze diferença? Iscee cre tem salário e ago jas inventa ses ajuda de custo só pode. A propria instituição ti te contribui pe ses fim pois mi catem hipótese dze ninguém pe frequental pq ex catem respeito pa nos.

  18. Ironica

    Caros alunos têm que comprender que nesta terra quem toma as decisões, são aqueles que não tem falta de dinheiro. Ninguem vai ligar ao facto de não terem onde ir buscar essa “propina”. ISCCE não estã ne aí para voces.

  19. Estudante

    Sinceramente um ka ta intende ess estudantes. Pq ess preocupação k disciplinas em atraso? Ideia ane faze um curso? Mi como estudante 1 k ta nem po na cabeça kum pode reprova. Txeu alunos tem dividas, ok. Ma pergunta ê: ISCEE tem culpa? Durante um larada de one ess disciplinas em atraso foi de graça e nunca nenhum estudante faze contapa espia siss tava ta prejudica instituição.

  20. Estudante

    Ote pergunta pa es futuros gestores: um kre oia um negocio de prestação de serviços onde ke cientes k k ta paga e ainda ta presta serviços de graça sel tem futuro. Se bzot kre um ensino de qualidade, meus caros qualidade paga-se em todo o mundo!!

  21. Estudante

    Pergunta de fundo pa estudantes d ISCEE ê: s bzot escui ISCEE foi por algum motiv, e um ta acredita k foi pa qualidade. Portanto, s bzot tita paga e ka tem qualidade aí sim bzot deve reclama. Fora isso, tem ke ter propinas e cobrança pa serviços prestod. Se bzot k ta pensa assim, kond bzot tiver bzot negocio ta da cosas de graça bzot txmame pame beneficia tb.

  22. Chateod

    Oh Estudante, 1º – Qualidade é paga em qq lugar do mundo sem duvida. Ma manera q iscee sobrevive mais de 2 decadas e so agora kes ta bem implementa ess 5000 ta alega ke custos administrativos e com uma viatura privada na porta.
    2º – Tud es universidades ta permiti alunos assisti aula com propina em atraso, ka bo bem dze ke so ISCEE pq es ka ti ta faze nenhum caridade.

  23. Chateod

    3º Nô escolhe ISCEE, não só pa qualidade, como tambem pela Localização Geográfica (pessoal de ilhas) e pa custos. Principalmente pelos custos, que outrora eram acessíveis ma pelos vistos es ta otxa que es tem um funcionamento exemplar e d altissima qualidade, quando tud alunos ta oiá kel ta ba de mal a pior. Pois é, a verdade dói… ISCEE ta cada vez pior e vai continuar piorando com esta gestão de altissima qualidade.

  24. Chateod

    Oh Estudante, pa manera q bo ta li ta dá ess instituição graxa, jam sabe log bo eh kenhe… Infelizmente bo ka ta dá cara pa defende ISCEE e bo tem que recorre a esses subterfúgios. Grinhacim bo ta num posição acomodod, por isso ess dnher ka ti ta dueb. BO KA TA PASSA DUM LAMBEDOR DE BOTAS.

  25. Estudante

    Sr. Chateod
    Incrivel manera k kuand ka tem arguments ser humano ta parti pa agressão verbal. Quant a da cara, ê mistid munt lata pa fala na dá cara. Dpos so um pode conclui ke de estudant bo ka tem nada, bo e capaz de ser dakes kta faze tud menos iss.
    K valor dess propina ê olte, sim um t concorda. Ma tb estuda ane barot, nem li e nem na China.

  26. hack

    Vejo muitos alunos a se mostrar contra esta medida. Eles esquecam que estao a estudar numa instituicao privada (por norma tem custos mais elevados), entretanto isto acontece em todas as universidades, i.e., paga-se sempre para realizar disciplinas em atraso.

  27. hack

    Salvo algumas excepcoes os mesmos alunos que agora reclamam vao a todas as festas, em vez de estudar. Nao e preciso ir muito longe, basta ir a Praca Nova e ve-se como muitos aproveitam as noites. um abraco a todos

  28. Chateod

    Quand k tem argumentos??? Kes comentario cum faze foi o ke antom?? Bo ta desculpam ma bo ka sabe nada d nha vida e pa bo informação um ta paga nha curso k suor de nha testa. Por isso ka bo muda de assunto se faz favor. Intende um cosa, propina já era caro e agora el volta impossivel. Ess aumento e sem aviso prévio eh q tem pessoal ta reclama. Ma mais uma vez, es cosa li bo k ta oias de posição q bo está.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.