Pais e encarregados de educação reclamam do preço alto

24/11/2014 07:27 - Modificado em 24/11/2014 07:27
| Comentários fechados em Pais e encarregados de educação reclamam do preço alto

fotocopia5Pais e encarregados de educação arcam com os custos das fotocópias dos manuais ainda em falta. Os mesmos dizem que as cópias dos manuais do 3º e 5º anos são mais caras do que o preço real dos livros, preço que representa para muitos pais um custo insuportável.

 

No intuito de minimizar os problemas que se fazem sentir com a falta dos manuais do 3º e 5º anos do Ensino Básico, os professores que conseguiram ter acesso aos manuais, resolveram fotocopiar os mesmos para que cada aluno pudesse ter acesso aos manuais ainda que provisoriamente. Para muitos pais, o preço das fotocópias é insuportável visto que muitas vezes não têm disponibilidade da quantia.

A indisponibilidade dos manuais acarreta custos adicionais aos pais e encarregados de educação, sobretudo, aos mais carenciados. Sabe-se que cada um dos três manuais custa duzentos escudos, por um valor total de seiscentos escudos.

Para Janilda, mãe de uma aluna do 3º ano, a solução mostra o interesse dos professores em resolver o problema, mas muitos pais não irão poder arcar com as despesas visto que os alunos vão à escola sem o pequeno almoço devido às fracas ou nulas possibilidades financeiras dos pais.

Já Sandra é da opinião que o Ministério da Educação poderia ter identificado outras soluções para resolver o problema da falta dos manuais. Na opinião de Sandra, “quase a terminar o primeiro período, o facto dos alunos não terem acesso aos manuais implica um custo adicional aos pais pelas cópias dos livros que custam mais do que o próprio manual”.

Sandra diz que antes do ano lectivo iniciar, encontrava-se financeiramente preparada para suportar os custos das matérias dos dois filhos, estando um no 3º ano e o outro no 5º ano. Preocupada, Sandra diz que neste momento está desempregada o que torna ainda mais difícil suportar as despesas das fotocópias e de várias outras ao mesmo tempo.

Sabe que o preço real dos manuais nas livrarias é de 175 escudos para cada disciplina.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.