Mota Gomes diz que era previsível nova erupção

23/11/2014 19:07 - Modificado em 23/11/2014 19:07
| Comentários fechados em Mota Gomes diz que era previsível nova erupção

vulcão fogo4Em declarações a RCV Mota Gomes  o  vulcanólogo que coordenou as operações durante a última erupção, em 1995, diz que o vulcão dava sinais há algum tempo de que se aproximava nova erupção.Adiantou que era previsível uma nova erupção. Este especialista, que tem acompanhado a atividade vulcânica desde 1995, não indicou, porém, porque não alertou as autoridades competentes.

 

Mota Gomes, o “decano” dos especialistas cabo-verdianos em vulcanologia, adiantou que a atividade vulcânica das últimas semanas dava indicações de que “mais tarde ou mais cedo” seria possível uma erupção, embora este tipo de fenómenos seja sempre imprevisível.

A última erupção do vulcão na ilha do Fogo ocorreu a 02 de Abril de 1995, e teve a duração de um mês, destruindo centenas de casas e de culturas, mas sem provocar vítimas mortais.

Fonte do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) cabo-verdiano indicou que a boca do vulcão “é afinal só uma”, de onde a lava está a deslocar-se de forma “lenta” aparentemente pela zona sul da ilha.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.