Focas violam pinguins

19/11/2014 08:19 - Modificado em 19/11/2014 08:19

focasOs cientistas procuram tentar perceber o novo fenómeno que assola a Ilha Marion, uma das Ilhas do Príncipe Eduardo, localizada no Atlântico Sul. De acordo com estudo publicado na revista Polar Biologydeste mês, as focas estão a violar pinguins-rei de forma sistemática naquele local.

 

A equipa sul-africana responsável pela pesquisa, formada pelos cientistas Ryan Reisinger, William Haddah, Tristan Scott, Marthán Bester e Nico de Bruyn, documentou três incidentes com focas na ilha a abusar sexualmente de pinguins. Houve outros incidentes registrados nos últimos 30 anos.

“Em termos humanos, chamaríamos isto violação”, disse Reisinger ao jornal Times Live. “Os pinguins reagem como se o predador os estivesse a tentar matar, pois inicialmente lutam pela sua vida, mas as focas são muito maiores e mais fortes, e facilmente acabam por dominar os pinguins”.

Numa ocasião, uma foca tentou copular com um pinguim, e, em seguida, acabou por o devorar. Os investigadores não têm a certeza do que está a levar os animais a terem esta atitude agressiva. No início, pensou-se que fazia parte do comportamento predatório normal das focas em relação aos pinguins.

Este comportamento é incomum, explica a equipa. Pode é ser aprendido. “Mas não sabemos o que pode ser a recompensa por aprender esse comportamento”, disse Reisinger.

Uma teoria dá conta de que a falta de focas do sexo feminino tem feito com que alguns machos mais jovens atacassem os pinguins.

“É um pouco desconcertante, chocante e, estranhamente, um pouco embaraçoso de ver, mas definitivamente não há nada de engraçado nisto”, disse De Bruyn.

 

cm.pt

  1. Dje Guebara

    ate em os animais existe estas porquerias.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.