Encerramento Fonartes 2014: Fórum cai na graça de todos

17/11/2014 06:59 - Modificado em 17/11/2014 06:59
| Comentários fechados em Encerramento Fonartes 2014: Fórum cai na graça de todos

20141115_131352A 4ª edição do Fórum Nacional de Artesanato, Fonartes 2014, encerrou no dia 15 de Novembro na cidade do Mindelo. O encerramento contou com a presença do Ministro da Cultura, do Vereador da Cultura de São Vicente e com a presença do Presidente da Associação dos Artesãos de São Vicente. Todos são unânimes nos elogios a realização do fórum como também consideram que houve uma evolução positiva do Fonartes.

 

O Vereador da Cultura, Humberto Lélis disse à RCV que na 4ª edição houve uma evolução quer nas exposições, quer  no nível dos artesãos que participaram no Fonartes 2014. Humberto Lélis justifica a afirmação com o número de participantes dos artesãos e com a qualidade dos produtos expostos. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Vicente considera o Fonartes está a ocupar o seu espaço em Cabo Verde assegurando a valorização do artesanato cabo-verdiano.

O presidente da Associação do Artesãos de São Vicente faz a mesma constatação  que o Fonartes está a evoluir e parabeniza a realização da mesma. Por fim acrescenta a importância da realização do fórum, ressaltando que “aprendemos muito, constatamos os problemas dos artesãos e também estipulamos os nossos objectivos “. O Ministro da Cultura, Mário Lúcio, por sua vez, reconhece a progressão do Fonartes salientada, assim como admite que o fórum está em bom caminho. Todavia o Ministro da Cultura de Cabo Verde garante que para o bom “estado da saúde” do artesanato cabo-verdiano, os artesãos deverão seguir a máxima “não esperem pelo Estado, não esperem por mim, não esperem por ninguém”, isto porque Mário Lúcio afirma  “os artesãos devem fazer bem o vosso trabalho e o Estado terá que fazer bem o seu trabalho”, logo ambos valorizam o trabalho de todos.

Em suma o Ministro da Cultura apela ao princípio que “ uma mão lava outra e ambas vão ao rosto” ou seja, artesãos e governo unidos pelo progresso do artesanato cabo-verdiano.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.