Campa do músico Biús sem identificação e abandonada

14/11/2014 07:23 - Modificado em 14/11/2014 10:41

BiusO grupo de mindelenses que quer cuidar da campa de Biús, diz que não sabe a razão pela qual as instituições, nacionais e municipais, deixam que a campa do músico mindelense “Biús” esteja no estado de degradação em que se encontra actualmente.

 

“A campa está de tal forma degradada, que nem é possível dizer que pertence a este senhor e ilustre músico cabo-verdiano” explica o porta-voz do grupo, Nuno Ferreira.

O conhecido cantor e compositor “Biús” faleceu em 2009 em São Vicente e, segundo este cidadão, a sua campa parece que nunca foi cuidada, está sem foto e a cruz está destruída.

Pelo facto de Biús ser considerado um dos compositores/intérpretes mais queridos da música de Cabo Verde e, tendo sido presença habitual nos palcos do Mindelo, Festival da Baía das Gatas, ele e mais dois amigos, David Leite e Vovone Oliveira, esta  residente no estrangeiro, uniram-se para fazer uma campa condigna a este cantor de Cabo Verde.

Nuno garantiu a este online, que já tem a palavra da CV Stone, que pertence à empresa Sina Construções, que irá oferecer uma campa para poder melhorar a imagem do seu lugar de descanso eterno. Diz ainda que esta iniciativa é de foro pessoal e que nada tem a ver com as instituições e, que apenas quer dar o seu contributo para garantir que este músico seja valorizado também depois da morte.

“As instituições que deveriam ser responsáveis por este acto, não estão a tomar as devidas providências então que sejamos nós, cidadãos, a dar este contributo e mudar a imagem onde descansa um dos maiores nomes da música de Cabo Verde”, explica o porta-voz do grupo, adiantando o facto que brevemente estará na rede social facebook, uma campanha de solidariedade cujo objectivo é o de angariar fundos para a ornamentação da campa.

Familiares de Biús contactados pelo NN dizem que ” a campa não está cuidada porque é uma campa de família e estão à espera da transladação dos restos mortais da mãe de Biús  do cemitério da Praia para São Vicente, para que seja feita uma campa familiar.” O NN sabe que esse trabalho estrá concluído no dia 25 de Janeiro.

Músico, cantor, compositor e intérprete, Biús – José Mateus Brito da Cruz -, faleceu aos 44 anos de idade, na cidade do Mindelo. Integrou os conjuntos “Seis Jovens Unidos”, “Gaiatos”, tem dois CD editados – “Más um coladera” (1997) e “Dia e nôt” (1999).

 

 

rectificado às 10h41

  1. Boss

    Boa iniciativa…

  2. edson de Pina

    MSM triste, MAs respecto a es figura eterna di musica de Cabo Verde, Ministerio de Cultura, Camara Municipal de SV, Tb deve Da MAs stenson a es caso… Emfim RIP iterno buemio

  3. AMIGUISSIMA

    Sdd de nhe grande amig “Bia” (nominha carinhoso que sempre um chamal), no passa bons momentos juntos. Bo te continua sempre vivi ne nhe coração. Tud nos parodias nos conversas e desabafos, bo foi um perda irreparavel pq gente moda bo tem mut poc ness mund. Te amando sempre nha emigão esteja onde estiveres…

  4. NUNO FERREIRA

    Agradeço favor adicionar o seguinte a esta noticia : Acabei de falar com uma das irmãs do nosso BIUS e a mesma acabou de me informar que a campa é familiar ainda não pode ser feita nenhuma obra, pelo que a familia já tem previsto uma campa familiar, pelo que lhe informei que este grupo não quer fazer nenhuma acção de angariação de fundos, mas sim oferecer a campa. A mesma aceitou a nossa ajuda, mas pede que seja a famila a tratar da mesma. Pelo que vamos todos respeitar a decisão da familia.

  5. NUNO FERREIRA

    Favor corrigir, o Bius faleceu com 42 anos

  6. Joaquim ALMEIDA

    Eu fui ao enterro do BIUS , porque nessa altura eu me encontrava em Sao Vicente Deresto devo dizer que assisti ” infelizmente ” o seu estado de saùde que se degradava , dia por dia !..No seu enterro vi grandes individualidaes do nosso pais , Ministros ,Deputados ,Empresàrios , e ( se nao estou enganado ) o proprio ” edil ” da Câmara Municipal de Sao Vicente .Eu fui ao seu enterro nao so como um grande artista e colega ,grande interprete e excelente animador das manifestaçoes cultural!.

  7. interesse?

    se o grupo quer mesmo ajudar, porque não fazê-lo sem publicidade?

  8. Cabs

    Isto é problema dos familiares.

  9. Mário Boieiro

    É tremendamente triste tomar conhecimento desta situação.
    Estou convicto que alguns cidadãos, principalmente de S. Vicente, estão chocados com esta noticia.
    Se mais ninguêm estiver disponível, apresento desde já o meu interesse para, fisica e financeiramente, erigir uma campa digna para este póstumo artista.

    Mário Freitas Boieiro
    ( cidadão português )

  10. NUNO FERREIRA

    O Grupo não fez nenhuma publicidade nem vai fazer nenhuma acção para angariação de fundos, o Grupo quer oferecer uma campa ao Bius. Apenas isso!!!!!!!!!!! Não se vai recolher dinheiro nenhum!!!! O Grupo contactou a familia e disponibilizou a ajuda. Não queremos de modo algum intrometer em questões familiares, apenas queremos ver a campa do nosso amigo e património de CV em condições. Descansa em paz BIUS. E à familia dizemos que estaremos sempre do lado deles. Se lerem bem a noticia, não familia.

  11. S. Magalhaes

    De fato é uma boa iniciativa e motivo para atacar indiretamente as instituições, mas infelizmente onde estão os familiares tb? Outro senão é estarem a tentar colher louros com o nosso querido e eterno Biús, ou será que em vida existiu tb o gesto de alguém em querer ajudar e ter a responsabilidade de enviar o nosso Biús para uma clínica particular? Infelizmente só nos lembramos das pessoas quando não estão por cá, e por cá ninguém fica.

  12. Eça Monteiro

    excelente inicitiva Nuno podem contar comigo

  13. Guevara Cristalina

    estou de acordo.com o comentario duma pessoa sur le cite,tudo isso é une problema familial.si a familia de Bius,.naô tem meios finaceiro isso é ´outro problema

  14. Joao Andrade

    Onde esteveram is referidos familiars Durante a degradacao da dita campa ? Parece que foi completamente abandonado o campa do inesquecivel ta to plea familia, Comoros pelo minister io de cultura caboverdiana , uma vergonha, nacional damos valor o que nao e nosso e o que nos pretense desprezamos, e Trieste realmente mas e a Pura e trite re Alidade! Quake todas semanas oico as musicas dele,estilo unico no genero. Rip bius.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.