Peixeira que ficou sem oito mil contos: Juristas defendem que devia haver um processo civil contra o BCA

13/11/2014 08:00 - Modificado em 13/11/2014 08:00

justiçaJuristas contactados pelo NN afirmam que existem formas de recorrer e reabrir novamente o processo do desaparecimento dos 8 mil contos  da conta no BCA da peixeira Maria Ramos que acertou no totoloto em 2006.

 

Conforme noticiámos num artigo anterior, foi arquivado o processo do desaparecimento dos 8 mil contos da conta da peixeira que ganhou no totoloto e os motivos que levaram ao   arquivamento foram  falta de provas.

A investigação da PJ não conseguiu chegar a quem fez o levantamento dos oito mil contos. Ficou-se a saber que o dinheiro foi levantado em duas tranches de 4 mil contos em duas agências do BCA. Não se sabe se o BCA cumpriu com todos os procedimentos que devem suportar o levantamento de quantias elevadas. A vendedora de peixe, até ao momento, é a vítima: roubaram-lhe oito mil contos da sua conta no BCA e ninguém foi responsabilizado.

O arquivamento do processo da peixeira Maria Ramos poderá ser aberto novamente segundo garantem os juristas abordados por este online. Os juristas entrevistados pelo NN garantem que existem formas de recorrer para a reabertura do processo arquivado, porém, as diligências devem ser feitas dentro de prazos legais.

Conforme os depoimentos, o advogado de defesa do caso poderá requerer uma ACP, Audiência Contraditória  Preliminar, no prazo máximo de oito dias após o arquivamento do processo, findo esse prazo, o assistente poderá ainda recorrer à Procuradoria Geral da República dentro de trinta dias após o arquivamento do mesmo. Outros defendem que “na medida em que o Banco, enquanto responsável por esse valor, deveria assumir todas as responsabilidades, e depois, pela via judicial, tentar encontrar os responsáveis. Para além de falhas de segurança (no levantamento de cheques), esta postura do BCA denota irresponsabilidade, um caso que deveria ter a intervenção do BCV” Um comentaristas do NN defende que “Mais uma vez (para não variar) a justiça em CV no seu melhor. òh advogado é preciso saber quem fez o levantamento para se responsabilizar BCA? Que não teve os cuidados devidos?? Ainda por cima quando ficou provado que não terá sido a legitima proprietário do dinheiro. Pode não encontrar o autor do crime, mas no âmbito civil prosseguia contra o BCA, e arquivava-se parcialmente(só quanto ao suposto crime)…

Contudo, a vítima Maria Ramos diz que o arquivamento do processo aconteceu há mais de um mês. Será que ela ainda tem oportunidade de reaver o seu dinheiro? Onde estava o seu advogado de defesa? Estas são as questões que se colocam.

A queixosa afirma que por toda a cidade as pessoas comentam a situação e que o seu dinheiro está à volta da actual polémica no BCA que envolve os próprios funcionários. A mesma afirma estar abandonada e desprezada pelo advogado que acompanhou o caso, visto que a abandonou quando o processo se encontrava encaminhado e com algumas provas.

Durante oito anos a peixeira esteve a lutar para reaver o seu dinheiro e até agora não fizeram nada. A mesma acredita ainda que o BCA é uma empresa fiel, mas que determinados funcionários denigram a sua imagem desviando dinheiro da conta dos seus clientes. Maria Ramos diz que confiava bastante no banco, motivo pelo qual o escolheu para confiar o seu dinheiro.

A mesma acredita que o BCA deverá responsabilizar-se pelos movimentos das contas dos clientes que lhe confiaram os seus bens, pelo que deverá restituir o valor em falta.

Ainda depois do arquivamento, a queixosa mostra-se esperançosa de reaver o seu dinheiro.

O NN sabe que Maria está a providenciar diligências junto de um outro advogado para fazer andar novamente o processo que permanece arquivado.

 

 

  1. ODJO ABERTO

    PJ NA CV É ESPECIALISTA SO NA ENCONTRA DROGA, MAS OUTRAS INVESTIGAÇÕES É NULO, SEM ESTRATEGICA SEM AÇÃO SEM COMANDO SEM INTELIGENÇIA…. MAS SE O ASSUNTO FOR DROGA…ELES SEMTEM O FARRO….O PAIS PRECISA DE UM POLICIA DE INTELIGENÇIA CAPAZ DE REAVER PROBLEMAS DOS DITOS POVON…. HAM JA SEI QUE INVESTEM NA OPERAÇÃO DE DROGA PQ SEMPRE FICAM EM VANTAGEM COM OS BENS QUE SAO PINHORADOS COMO VIATURAS E OUTRAS…. VERGONHA

  2. porra

    historia, toda ela, do inicio ao fim, mal contada

  3. bocas

    PQ QUE PJ NAO INVESTIGA BCA E OS SEUS FUNCIONARIOS DE CAIXA QUE ATENDIAM NO MOMENTO DE LEVANTAMENTO..?? COMO QUE O CHEQUE FOI LEVANTADO, NAO COLOCARAM NUMERO DE BI NA PARTE TRAZ DO CHEQUE???’ COMO É POSSIVEL LEVANTAR 4 MIL CONTOS NO BANCO SEM SE TOMAR MAS PREUCAÇÃO ??? QUEM É O GERENTE DO REFERIDO CAIXA DO BCA???4MIL CONTOS NAO SE LEVANTA SEM UM QUESTIONARIO ??? ONDE ESTA ASEGURANÇA DOS NOSSOS DINHEIROS QUE ESTAO NO BANCO???….BCA PRECISA SER INVESTIGADO POR BCV É UM BANCO METIDOS EM CORUPÇÃO..

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.