João Serra: novo Governador do Banco de Cabo Verde com UCID relutante

12/11/2014 06:57 - Modificado em 12/11/2014 06:57
| Comentários fechados em João Serra: novo Governador do Banco de Cabo Verde com UCID relutante

João SerraJoão Serra é o nome escolhido para suceder a Carlos Burgo como Governador do Banco de Cabo Verde. Depois da Ministra das Finanças, Cristina Duarte, ter anunciado o recuo na nomeação de Humberto Brito para o cargo, o Primeiro-ministro José Maria Neves, confirma a nomeação de João Serra.

 

A opção pela indigitação de outro nome prende-se com a reacção provocada com a nomeação de Humberto Brito, onde muitas vozes apelavam pela incompatibilidade do ex-Ministro para o cargo. “Tendo em conta que não podemos continuar a aguardar que haja entendimento nesta questão, decidimos recuar nesta indigitação e propor um novo Governador”, sublinha Neves.

Neves revela ainda que João Serra sempre foi a primeira opção mas por motivos de saúde não estava disponível para assumir o cargo. Mas ultrapassado este problema, José Maria Neves garante “que há todas as condições para assumir a governação do BCV”. Neves quer que o processo seja concluído o mais rapidamente possível e que o nome indigitado possa assumir as funções.

 

UCID de pé atrás

A UCID fica de pé atrás em relação à nomeação de João Serra para o cargo de Governador do Banco de Cabo Verde. Para a UCID, na voz do seu presidente, António Monteiro, o Governador tem de ser alguém que tenha demonstrado uma capacidade técnica a nível de macroeconomia, bastante conhecido no país e que consiga acompanhar os passos do ex-Governador do BCV, no sentido de afirmar o Banco de Cabo Verde como uma instituição credível. Para Monteiro, “tendo em conta a situação conhecida da actuação de João Serra na Sociedade de Desenvolvimento da Boavista e Maio, fica-se um pouco de pé atrás em relação a esta nomeação”.

E é a actuação do ex-Ministro das Finanças nessa sociedade que deixa o presidente da UCID relutante. Não diz se aprova ou não de forma concreta, somente demonstra as suas dúvidas. E acrescenta ainda que a performance de Serra na Sociedade de Desenvolvimento “não permite dizer se está em condições de estar cabalmente capacitado para exercer estas funções”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.