Operação “Perla Negra”: suspeitos são apresentados hoje ao Tribunal

7/11/2014 07:03 - Modificado em 7/11/2014 07:03

perla negraOs seis detidos na operação “Perla Negra” vão ser apresentados esta manhã ao juiz crime do Tribunal da Comarca de São Vicente para o primeiro interrogatório de arguido preso. O NN sabe que os suspeitos residentes já constituíram advogado para lhes defender que, tendo em conta os dados e factos disponíveis tem uma missão impossível pela frente.

 

Isto porque um dos advogados reconhece, perante os factos e dados disponíveis que a Direcção Nacional da PJ que conduziu operação “ fez um bom trabalho e aprendeu com erros cometidos em processos como o “ Voo da Águia “ ou caso dos lituanos detidos em alto mar “. Salienta que desta vez “ A PJ não teve presa em apanhar a droga fazendo uma abordagem ao iate em alto mar. Pelo contrário deixou que a droga fosse desembarcada, transportada para no meio do trajecto fazer a apreensão. Perfeito seria se a PJ tivesse deixado a “ mercadoria “ chegar ao destino ou local onde iria ser armazenado para se saber se havia mais implicados “. Considera a nossa fonte que perante este cenário de flagrante “ os advogados pouco podem fazer “. Os dos disponíveis mostram uma montagem “profissional da operação por parte da PJ” que com as suas congéneres internacionais terá levado cinco meses a preparar a operação que recebeu o nome de bar na Praça Nova explorado pelo espanhol José Prats Villalonga.

 

“Rota Mindelense “

Onde não se conhecem os pormenores da operação, mas sabe-se que droga foi deixada numa praia de Salamansa por um iate que vinha da América Latina e tinha como destino a Europa. Assim mais uma vez Cabo Verde é utilizado como entreposto. E em São Vicente há muito tempo que não era apreendida droga pela via marítima e julgava-se que essa rota estava desactivada e que já não existiam bases em São Vicente. Ilha que foi utilizada por traficantes galegos na operação Rand nos anos 90 onde esse rebocador que partiu de São Vicente foi apanhado a entrada do porto de Vigo, Espanha, com uma tonelada de cocaína. Traficantes nacionais voltaram a usar a rota marítima no início de 2007 quando fizeram entram 300 quilos de cocaína por mar e que depois foi apreendida quando foi transportada por via área para a cidade da Praia através. Mas a operação “Perla Negra” veio mostrar que a “rota Mindelense “ está activa

 

Suspeitos

Vão ser presentes ao juiz os seguintes suspeitos : José Prats Villalonga , espanhol , Ariel Benitez, cubano, Patrick Komarow, sueco , Alexandre Borges, conhecido como Xando Badiu, cabo-verdiano  todos residentes na cidade do Mindelo e os dois tripulantes do iate  de nacionalidade espanhola.

  1. erian rodrigues

    um excelente trabalho das autoridades nacionais.isto prova que estamos a evoluir neste capitulo.

  2. nutcha

    afinal sao 4 ou 6? pelo que eu sei sao 6 e por sorte nao havia nenhum caboverdeano, pois vejamos:

    3 espanhois, 1 sueco, 1 cubano e 1 badiu.

  3. O Filosofo

    Parabens a Polícia Judiciária, mas uma vez mostrou que merece ser dado mais atenção a esta Instituição, que com poucos meios e um número reduzido de efectivo conseguem fazer valer as ajudas externas que Cabo Verde recebe para combater o tráfico de dorga, escutou Sr. 1º Ministro e Ministro de Justiça…É necessário que estas ajudas sejam investidas na Polícia Judiciária, para combater o narcotráfico!

  4. nelida

    Precisas evoluir muito o Nutcha! Faz uma auto analise e comece a se tratar pois a evolução é importante para começares a gostar da tua propria pessoa pois és uma pessoa infeliz!

  5. CidadaoCV

    Pois é … Cabo Verde continua sendo um ponto estratégico do tráfico internacional de drogas. É preciso maior controlo sobre os estrangeiros que cheguem, armados em “investidores”, e aos locais tidos como “empresários de sucesso”, que da noite para o dia se tornam ricos. PS: O comentário da(o) nutcha foi de muito mau gosto. O assunto é muito sério para se estar com palermices do tipo. “boca fechada não entra moscas e não sai asneiras” ….

  6. Katisa

    Nutcha, tinha 3 espanhois, 1 sueco, 1 cubano, 1 badiu e 0 mufino / covarde. Quando vi essa noticia pela primeira vez e que soube que um era caboverdiano que reside em S.Vicente, disse logo: Não pode ser de São Vicente eles não tem coragem para fazer isso. E foi verdade mesmo. kkkkk

  7. Robin dos Bosques

    Claro Katisa, tens razão. Não pode ser de S. Vicente, pois os traficantes de droga e destruidores das famílias caboverdianas, asssassinos, entre outros, estão em Santiago. De certeza fazes parte tb deste mundo da droga e do crime.

  8. João Baptista Henriq

    São noticias que abalam todos nós, primeiro porque somos um país pequeninissimo onde todos nós nos conhecemos, mesmo que alguém preverica é sempre uma revolta no nosso espirito.

  9. Vera Barros

    Oh Nutcha…bo e gente por acaso. Badiu ka e caboverdiano? Deixa de bairrismo e preconceito. Pessoas moda bo e k ka tem nacionalidade. Bom besta

  10. Vera Barros

    Pois, o comentario da Nusca e permitido logo. O resto e censurado. Boa noticias do norte, so os comentarios inteligentes do norte sao permitidos. VIVA

  11. Katisa2

    Robin dos Bosques claro que não está em S. Vicente? Achas? Achas que os bsot/vocês vão dar ao luxo de trabalhar? Lá só vendem outras coisas. Esse não dá trabalho. Ou dás ou recebes. Agora se isso desse cadeia? Meu Deus! São Vicente não tinha ninguém. Inclusive tu, que se calhar também fazes parte.

  12. atento

    Foi muito bom trabalho, quantas noites mal dormidas que eles passaram em são vicente, (a Operação veio em boa hora para que seja desbloqueada a situação laboral que eles tanto reveendicam ) só que muitas vezes entre eles existe um competição desenfreada para que uns apareçam mais que os outros .

  13. criola

    ó nutcha badiu ka é caboverdeano ? se jornalista ta dze que Alexandre borges mais conhecido por Xande Badiu caboverdeano isto quer dizer que ele( xande) é caboverdeano !!!!!!

  14. Charro

    K pena n ter dado certo o eskema dos gajos.
    Parabens PJ.

  15. BADIO

    Bom trabalho para os profissionais da PJ
    Mais ja nao se pode dizer o mesmo para os comentários triste e infeliz de Nutcha e Robin… todos os naturais da ilha de santiago orgulham-se de ser BADIOS, por infelicidade como acontece em toda a parte ha gente que envolve por maos caminhos e para quem escolhe este caminho existe instâncias propias para os julgar e condenar. Os comentarios destes dois “MOM NA TCHOM” merece uma pergunta!!!!!continuo na msg seguinte

  16. BADIO

    NUTCHA KU ROBIN NHOS OBI LI
    SI RESOLVEDO MANDADO TD BADIO PA SANTIAGO E O INVERSO PA KES… KENHA KI TA SEI TA PERDI? PARCEM MA NEM “DAM UN CAFE” KA TA REBETI NHOS NHOS KRE O NHOS KA KRE SANTIADO PRAIA MARIA É LI PROVA DISSO É KI NHOS STA LI TA FARFADJADO PA XUXADERA NAO PRESTAS…

  17. lili

    Nutcha és uma idiota burra e ignorante
    Feliz deve estar o estado pq fica com tudo(casas carros barco empresas ) .
    E os filhos ficam com o quê? Gostaria de saber.

  18. katisa

    Noticias do Norte pq vocês nåo publicaram o meu comentário respondendendo o Robin dos bosques? Isso é assim?

  19. Duarte

    Agora vamos esperar para o desfecho do excelente trabalho feito pela PJ.Vamos ver se realmente a lei funciona.

  20. badio de cidade

    O dizer que é uma questão bairrista o facto de tudo o que cheira a marginalidade está envolvido um badiu. é um axioma facilmente demonstrado. Quando se fala em corrida ao vil metal, ninguèm nesta terra supera o badio. Veja-se, por exemplo como se comporta, nos mercados, nas estradas, nos espaços públicos, nos locais de diversão noturna, na simples relação do dia a dia, fazendo celeuma, gritando e xingando impropérios, não se importando com o ambiente circundante, onde estão crianças e velhos.

  21. badiu

    parabens pa nos PJ mas um bes. ja agora nutcha e robim nsa aproveita pam conta nhos um kusa sobre nhos que se calhar nhos ca sab, nhos ta odja badiu sima nhos 2 é e nao sima nos é… mi por exemplo ta odja s vicente como ilha de morna teatro e não como um ilha ku um porto grande e um tb grande avenida cheio de prostitutas quando nao crinças prostitutas. problemas sócias tem na td país e que ka ta resolve atravez de ignorancia nem por ignorantes.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.