Dez barcos de pesca provenientes da Serra Leoa retidos em Santa Luzia

5/11/2014 18:20 - Modificado em 5/11/2014 18:20

ebolaDez barcos da frota de pesca chinesa provenientes da Serra Leoa foram proibidos de entrar em São Vicente quando se dirigiam para os estaleiros da Cabnave.

 

O NN sabe que as autoridades caboverdeanas obrigaram os 10 barcos de pesca a dirigirem-se para a zona de Santa Luzia onde estão. Desde ontem, que varias autoridades, Delegacia de Saúde, CMSV, Polícia, Bombeiros, Direcção geral de Saúde, tiveram varias reuniões para saberem o que fazer. Tudo aponta que tendo em conta que a Serra Leoa é dos países mais afectados pelo vírus da ébola, as autoridades caboverdeanas vão impôr a quarentena aos dez barcos de pesca chineses.

Em actualização

  1. JC

    A PROVA PROVADA DA INVASÃO DOS MARES DE CABO VERDE POR PARTE DE EMBARCAÇÕES DE PESCA E Á PESCA, DE LICENCIAMENTO MUITO DUVIDOSO. SITUAÇÃO QUE URGE INVESTIGAR. ALERTA MÁXIMO PARA AS AUTORIDADES COMPETENTES E PARA A OPOSIÇÃO POLITICA CREDÍVEL.COM “AMIGOS” DESTES, QUEM QUER INIMIGOS ? QUE ESSA DA SUSPEITA DO ÉBOLA NÃO SIRVA PARA DESVIAR DESTA OUTRA TRISTE REALIDADE, O SAQUE DOS MARES DE CABO VERDE. ETA AÍ, CABO VERDE NO SEU MELHOR…

  2. Soncente d'certeza

    Será que S. Vicente tem Polícias marítimos suficiente para patrulhar esse tempo de quarentena? Estamos correndo grande risco de contaminação… E no caso de algo vier acontecer, será que nossos hospitais possuem meios suficiente para lutar contra esse flagelo???”Esse ê um grande perigo que no ta corre” .Pa tud população estod atent .Tambe um ta pdi por favor pa Governo alertá mais e mais esse população de soncente, principalmente es “mnininhas d’vida” que ta pra li sem conta q ces vida!

  3. Quintino Cabral

    Obrigado, Delegacia de Saúde, CMVM, Polícia, Bombeiros, Direcção geral de Saúde, por tomarem iniciativa a hora e tempo certo, para a protecção dos Caboverdianos e Caboverdianas.

  4. Pedro

    Fez muito bem as autoridades cabo-verdianas. Todo o cuidado é pouco. A Ebola não é uma doença para levar na brincadeira. Se fossem eles fariam a mesma coisa. Força ministério de saúde.

  5. Luana

    As Autoridades nao sabem o que fazer…..AS AUTORIDADES NAO ESTAO PREPARADAS PARA NENHUM CASO DE EBOLA, OS BARCOS TEM QUE FICAR DE QUARENTENA PELO MENOS MAIS DE 21 DIAS……..NAO EXISTE NENHUM PLANO PARA O EBOLA EM CABO VERDE SO VAMOS FAZER, PRETENDEMOS FAZER, NAO EXISTE NADA DE CONCRETO, SE DEIXAREM ESSES BARCOS ENTRAREM SEM QUARENTENA CASO TIVER EBOLA ESTAMOS PERDIDOS!!!!! ACORDA POVO, VAMOS LUTAR POR UM CABO VERDE SEM EBOLA

  6. Lidia Ramos Diniz

    Esperemos que durante esses dias de quarentena nao haja nenhum contacto com os nossos pescadores da Salamanca e Calhau que usam ir pescar nessas ilhas desertas,esses coitados nao devem estar informados ( parece que as informacoes sao escassas e ninguem sabe ao certo como reagir) e como sao gente boa podem perfeitamente se aproximar dos barcos para conviver com os estrangeiros.
    Ha que avisa-los omais cedo possivel ou reforcar uma patrulha para actuar na zona escolhida para a quarentena.

  7. Lidia Ramos Diniz

    2-Pelo que escutei ontem de uma enfermeira, o nosso pessoal esta mais ou menos preparado teoricamente, para algum caso que apareca, mas nao ha materiais de proteccao tais como roupas isolantes descartaveis , luvas, calcado, etc..nem sistema confiavel de eliminacao de lixo infectado. perguntei a mim mesmo se havera um bom stock de antibioticos, soro, roupas de cama,……
    3- So resta rezarmos todos pedindo a Deus que nos proteja e afaste de nos este mal que esta fustigando este lado da Africa.

  8. Jonas

    O Ministério da Saúde tem k ter muito cuidado em nomear certos “RESPONSÁVEIS” das diversas estruturas do HBS pois, são todos contra esse Governo e, especulam sem perceber que existe ética profissional…têem vindo a dizer que o Governo, deu ordem para que os ditos barcos, entrem em S.Vicente e, como vejo, nada mais falso…os barcos estão de “Quarentena” nas imediações de Santa Luzia o que acho muito correcto em termos de procedimento
    Depois dos 21 dias e, com um rastreio muito eficaz sim

  9. Jonas

    O Ministério da Saúde tem k ter muito cuidado em nomear certos “RESPONSÁVEIS” das diversas estruturas do HBS pois, são todos contra esse Governo e, especulam sem perceber que existe ética profissional…têem vindo a dizer que o Governo, deu ordem para que os ditos barcos, entrem em S.Vicente e, como vejo, nada mais falso…os barcos estão de “Quarentena” nas imediações de Santa Luzia o que acho muito correcto em termos de procedimento
    Depois dos 21 dias e, com um rastreio muito eficaz sim

  10. Sara Lima

    A coisa sera de facil solucao.A China tem medicos ca em Cabo Verde e deve enviar uma equipa a Santa Luzia para observar e tratar algum que esteja infectado.
    Evitem o contacto dos operarios trabalhando no Thierry I II e dos pescadores, e pessoal do Biosfera que actua naquelas bandas Toda a gente tem que ser informada deste perigo que nos espreita

  11. Mindelense

    Isso é uma vergonha, nem devia deixar eles entrar nas aguas de cabo verde ainda mais ficar numa da ilhas, 10 barcos com 15 homens cada, são 150 possibilidades de Ébola … Cabo Verde não esta preparada nem para contem eles em quarentena, ainda mais dar cuidados ….. triste com podem ainda pensar em deixar algum barco/avião entrar em cabo verde vindo desse pais ….. triste esse nosso governo.
    Estamos perdido, abandonados mesmo, principalmente são vicente, vamos acordar senão será tarde demais

  12. Mindel

    A notícia precisa de decisão… antes de mais, os 10 barcos não saíram de Serra Leoa a toa (desde do passado mês de Outubro que estavam devidamente autorizados para entrarem nas águas de Cabo Verde). A verdade é que foi uma decisão política (para agradar a cooperação chinesa, que em abono da verdade, tem sido um parceiro privilegiado de cooperação), e sem consultar as estruturas de saúde, que à última da hoje foram literalmente avisados. Agora é rezar para que nada aconteça, porque senão já sabem…. O Governo da Praia não terá nenhum problema em colocar São Vicente de quarentena…ninguém entra e ninguém sai. Isto mostra o respeito e a admiração que nutrem pelo povo do Monte Cara.

  13. parceme é desse vez que povo de cabo verde ta começa guerra ke logue 10 barco pa katem nenhum pessoa contaminode é muita sorte e pouco provável ago no spera ma Deus ta kre ke primer pessoa ke ta panhal e JMN filho duma luta brinca kum doença desse no katem condições nenhuma pa esse doença

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.