Ministério da Cultura concede um total de 1.500 contos aos festivais Oiá e Mindelact como “reconhecimento” – ministro

30/09/2023 14:20 - Modificado em 30/09/2023 14:20

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas rubricou hoje, no Mindelo, dois protocolos de apoio financeiro e institucional com os festivais Mindelact e Oiá num total de 1.500 contos como “forma de reconhecimento”.

O acto de assinatura dos protocolos foi realizado entre a representante do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), Zenaida Alfama, o presidente do Festival Internacional de Cinema – Oiá, Ednilson Almeida, e o ministro Abraão Vicente, que concedeu às associações mil contos e 500 contos respectivamente.

Segundo o governante, os apoios foram dados em “forma de reconhecimento” quando já foi “voluntário” do Mindelact e assistiu ao nascimento do Oiá.

Abraão Vicente explicou que aumentou o montante dado ao Mindelact, que no ano passado recebeu 800 contos, precisamente pela “transformação e novos desafios” que tem pela frente quando neste momento a associação está sem o seu presidente, João Branco, que decidiu deixar o país, e recentemente perdeu outro antigo dirigente, Daniel Monteiro, falecido recentemente.

“Eu conheci Mindelo pelo Mindelact, pelas peças, pela solidariedade das pessoas e não posso ser insensível ao momento por que passa”, considerou a mesma fonte, lançando votos para que a parceria aumente nos próximos anos.

Quanto ao Oiá, pediu que a verba seja utilizada para a criação de indústria de cinema e a aposta dos produtores nacionais nos meios disponibilizados pelo Núcleo Nacional de Cinema e Audiovisual (NuNaC) do ministério.

“Teremos que pensar num instituto ou numa instituição, qual que seja o formato, para fomentar, para fazer as relações internacionais de Cabo Verde como uma abordagem de plataforma de cinema, porque a lei existe, mas é muito mais financiamento”, sublinhou, apelando ao investimento público, mas, também do sector privado.

Por seu lado, a representante do Mindelact, Zenaida Alfama, agradeceu o apoio para a edição deste ano do evento que vai apostar na produção nacional, com o Palco 2 reservado somente para os grupos de Cabo Verde.

“Estamos com um projecto que é Tripé e estamos focados em realizar programas para que a nossa cultura e nosso teatro possam ter mais visibilidade lá fora no sentido de venda do produto”, esclareceu a mesma fonte.

Quanto ao Oiá, Ednilson Almeida, conhecido no meio artístico por Tambla Almeida, espera que o protocolo com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, assinado pela segunda vez, sirva para o diálogo com os diversos intervenientes do sector para construir uma indústria de cinema local.

“O desafio de fazer mais que um festival estará sempre presente na nossa ambição e as respostas da população e das comunidades, nos dá brio para continuar a fazer esse trabalho”, assegurou o produtor.

O Oiá deverá acontecer, segundo Ednilson Almeida, em finais de Outubro.

Já o festival Mindelact, disse Zenaida Alfama, tem programação marcada de 03 a 11 de Novembro próximo.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.