Inspecção-Geral do Trabalho: uma Inspecção que não inspecciona por falta de meios

29/10/2014 07:23 - Modificado em 29/10/2014 07:23

Inspecção TrabalhoNo Mindelo, a Inspecção-Geral do Trabalho está há vários meses sem poder fazer visitas inspectivas porque não tem condições humanas e materiais para o fazer. A Delegação de São Vicente tem apenas três inspectores para as ilhas de São Vicente, Santo Antão e S. Nicolau. E os três não conseguem dar vazão aos inúmeros pedidos de inspecção.

 

Em São Vicente, a situação complica-se porque a Delegação está sem carro. A viatura está avariada e parada junto do edifício da IGT no Mindelo. O NN sabe que não há dinheiro para comprar as peças necessárias para arranjar o carro. E uma Inspecção do Trabalho sem carro é como uma Polícia sem carro: não pode correr atrás dos infractores. Isto porque não é possível fazer o trabalho a pé, tendo em conta as inúmeras notificações que têm de ser entregues. Por isso, desde que a Inspecção ficou sem carro, as visitas inspectivas às empresas deixaram de ser feitas. Os inspectores têm-se limitado a trabalhar nos pedidos de intervenção que são solicitados pelos trabalhadores. Mesmo assim, quando a impressora deixa, visto que não raras vezes não conseguem imprimir as notas porque a impressora não tem…. tinta. E a compra da tinta, assim como do papel higiénico tem de ser autorizada pelo chefe na Praia.

A este respeito, o NN sabe que a Delegação de São Vicente ainda não recebeu os consumíveis de 2014. Não conseguimos apurar se tiveram autorização para comprar o papel higiénico para 2014 que está quase a chegar ao fim ou se tiveram de se desenrascar…

  1. JOÃO FORTES

    A INSPECÇÃO GERAL DO TRABALHO DEVIA INSPECCIONAR TODAS AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO. TODOS OS FUNCIONÁRIOS SÃO PERSEGUIDOS PELOS CHEFES MAS TÊM MEDO DE SER EXPULSOS DO TRABALHO. UNS SÃO BENEFICIADOS E OUTROS PREJUDICADOS. AS FEFIAS SÃO TODOS COMPLEXADOS, POIS ALGUNS FUNCIONÁRIOS TÊM MAIS CATEGORIAS DO QUE ELES ESÃO MAIS COMPETENTES. ESTAMOS BEM FARTOS DE CHEFIAS INCOMPETENTES E COMPLEXADOS. POR AMOR DE DEUS COLOCAM CHEFIAS COM BOM SENSO E COMPETENTES.

  2. Paulo

    Meu compadre Bruno pode fazer esse serviço a pé pq lhe faz bem

  3. Manelinho Ortet

    Realmente esta situação é insuportável, como que os que vão fiscalizar as condições de trabalho não os têm, onde está o Inspector Geral?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.