Bafómetro nas estradas de São Vicente : multa pode ir até 250 contos

19/07/2012 08:28 - Modificado em 19/07/2012 08:28

Os condutores, em São Vicente serão submetidos a testes de alcoolemia, por parte da Brigada de Trânsito. Com entrada em vigor da lei do álcool, os cidadãos que conduzirem com uma quantidade superior a 0,80 mililitro de álcool no sangue passam a estar sujeitos a contra-ordenações graves, que vão desde a aplicação de coimas à proibição de conduzir. Mas caso, o nível de alcoolemia ultrapassar o valor de 1,20 mililitro, a infracção passa então a ser considerada um crime punido com pena de prisão.

Francisco Lima, chefe da Brigada de Trânsito, garante quea lei do álcool vai vigorar em São Vicente nos próximos dias. Com recurso a quatro alcoolímetros disponibilizados a aquela unidade da PN, Lima assegura que foi realizada uma campanha de sensibilização junto dos condutores. “Já fizemos alguns testes aos condutores para testar os aparelhos e aproveitamos a situação para falar com as pessoas sobre os riscos de condução sob efeito de álcool. Por outro lado explicamos os condutores como se procede a operação e o valor que permite aplicar as sanções vigentes na lei do álcool”.

Mas o chefe da Brigada de Trânsito, no Mindelo, assegura que com o término da fase de sensibilização passa-se a realizar operações de rotina na ilha. Isto porque o regulamento da lei que controla o álcool, nas estradas Cabo Verde foi aprovado pelo Parlamento, o que determina a aplicação imediata desta norma que promete não dar trégua as condutores que conduzem com uma taxa de álcool, no sangue superior a 0,80 mililitro.

Por isso Francisco Lima adianta que “na próxima semana encerramos a campanha de sensibilização e passar-se-á a aplicar as coimas, de acordo com a lei em vigor”. O NN apurou que o consumo excessivo do álcool constitui a terceira causa de sinistralidade em Cabo Verde. Quanto ao regulamento sabe-se que as coimas variam entre os 25 mil e 250 mil escudos, tendo em conta a infracção cometida pelo condutor.

Caso ultrapasse os 1,20 mililitros, o infractor comete um crime que é punido com pena de prisão até um ano, ou medidas cautelares, como a inibição de conduzir até o período de dois anos.

  1. AIBU

    muito bem.ma es divia começa primer ta fazê control era na ques deputod que vota ess lei la na praia pamode es é primer é qta sei na corre de governo ta fazê tcholda e ta bibê sem controle dpos continua pa es ote ilha.Quer dizer saocente conte é pa reprimi el ta fca na primer lugar né!!!Chissa jam ta forte dess merda bsot fazê cosa dret.

  2. soncente

    na canhambra na soncent madrugada d fim d semana tud jent t tma se aga.. bzot ba fase testo la pa praia ome k tem necessidade li na soncente ou entom bzot fasel so na ex campo se alguem ek t bai pa calhau por exemplo bibid …no para ome vida e pa vive no perde humildade…k k1 t fala k pode fase mut sentido ma ex divia da tregua… tem coisas mas importante kes deve preocupa…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.