Pede respeito para com os doentes

17/10/2014 07:26 - Modificado em 17/10/2014 07:26
| Comentários fechados em Pede respeito para com os doentes

delegacia saudeEmbora exista um Centros de Apoio e Acolhimento de Doentes Mentais na ilha de São Vicente ainda existem vários doentes que deambulam pelas ruas da Cidade do Mindelo e alguns são vítimas de zombaria. E por isso, a Delegada de Saúde da ilha, Ariana Monteiro apela as pessoas para respeitarem os doentes mentais.   

 

As doenças mentais, em São Vicente, são uma preocupação de todas as pessoas. Há vários doentes mentais que circulam pela cidade inclusive há registo de um caso do doente mental mais conhecido por Djosa que é vítima de abusos e violência por parte de pessoas através de vídeos publicados nas redes sociais.

No entanto, em relação a situação de pessoas que abusam e provocam os doentes mentais, a Delegada de Saúde de São Vicente, Ariana Monteiro fez um apelo dirigido a população da ilha do Monte Cara: “relativamente aos doentes mentais, em São Vicente, peço às pessoas que respeitem o estado de saúde dos doentes mentais. Se uma pessoa é portadora de uma doença mental o comportamento adequado é ajuda-lo. “

A Delegada de Saúde de São Vicente, Ariana Monteiro, acrescenta que em relação ao doente mental as pessoas “não têm que irritá-lo, perturbá-lo e nem agredi-lo. Mas a sociedade em geral costuma ser agressiva com os doentes mentais e isto não é a melhor forma de abordar um doente mental. Também não devem oferecer bebidas alcoólicas e outras drogas a uma pessoa que já portadora de uma doença mental porque vai complicar o estado clínico do doente. E por fim, se uma família suspeita que tem um doente mental em casa deve leva-lo a uma consulta para ter uma primeira avaliação e depois de analisar vai-se saber se de facto precisa de atendimento na área de saúde mental.”

Na ilha de São Vicente existe dois Centros de Apoio e Acolhimento de Doentes Mentais, o de Ribeira de Vinha, que normalmente tem em média cerca de 17 doentes mentais por dia, e o de Vila Nova que tem neste momento aproximadamente 43 doentes mentais em recuperação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.