Novo Tesla acelera tanto como o McLaren F1

13/10/2014 08:24 - Modificado em 13/10/2014 08:24
| Comentários fechados em Novo Tesla acelera tanto como o McLaren F1

O mundo automóvel conheceu um novo marco há menos de 24 horas. Na noite desta quinta-feira, a Tesla Motors apresentou a sua quarta versão da gama S, o P85D, que é um dos mais potentes carros do mundo, iguala os tempos de velocidade do McLaren F1 e supera os superdesportivos Mustang e Ferrari 358. O Tesla é um dos carros mais eficientes do mundo em termos de consumo já que é… elétrico.

Nos últimos anos a Tesla, sob o comando de Elon Musk, tem gerado um enorme hype na comunidade automobilística e no evento que serviu de apresentação a este automóvel deu para perceber porquê.

Rápido e com cérebro

O P85D (e o D representa duplo motor, mas já lá vamos) vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos, um segundo mais rápido que o modelo anterior e iguala o tempo do McLaren F1. E além de superveloz e não queimar combustível de forma a obrigar o dono a encher o depósito a meio da viagem, já que é elétrico, este veículo é talvez o carro mais inteligente que já circulou em qualquer estrada.

O próprio carro lê os sinais de velocidade que encontra ao longo do percurso. Quando entrar numa zona onde muda o limite de velocidade, o carro reconhece isso mesmo. À partida este sistema não traz nada de novo, já que há vários veículos topo de gama com estas mesmas características, mas o que o novo Tesla promete fazer é reagir ao que encontra na estrada. Ou seja, ao passar de uma estrada onde circula a 90km/h e entra numa zona onde o limite máximo o obriga a circular a 70 km/h, o P85D ajusta a sua própria velocidade. A confirmar-se, é algo de inovador no mundo automóvel.

E graças a isto, o primeiro sistema de piloto automático já aí está. É que este veículo vai interagir com os outros carros à sua volta. Através de um sistema composto por 12 sensores espalhados pelo carro, o Tesla pode detetar o trânsito à sua volta e mudar de faixa de forma autónoma quando o condutor ativar o pisca.

Em relação à tal questão dos motores… O eixo de rodas dianteiras terá um motor enquanto as traseiras serão puxadas por outro diferente.

A velocidade de ponta deste veículo é de 250 km/h e vai começar a ser comercializado, pelo menos nos EUA, a partir de dezembro deste ano por 71 mil dólares (56 mil euros). Ainda não se sabe quando este modelo poderá chegar a Portugal nem quais os valores.

Um braço robótico levantou o chassis do novo veículo Tesla como se não fosse nada durante a apresentação de Elon Musk

 

cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.