Vídeo de doente mental nas redes sociais: dão-lhe grogue para contar como foi violado

13/10/2014 07:31 - Modificado em 13/10/2014 07:31

grogueEstá a ser postado nas redes sociais um vídeo que expõe de forma  considerada ridícula um doente mental da ilha de São Vicente  que a troco de grogue conta a sua   vida, os seus problemas , onde descreve uma possível violação que terá sido vítima enquanto é filmado. Um caso que preocupa o responsável do Centro de Acolhimento de Doentes Mentais da ilha.

 

Encontram-se nas redes sociais como o Facebook, pelo menos dois vídeos onde aparece um doente mental do sexo masculino, que a troco de grogue conta a sua   vida, os seus problemas , onde descreve uma possível violação que terá sido vítima. No vídeo, que não fazemos  link para página por considerar que viola deveres fundamentais de um cidadão e de um doente ,é possível perceber que não se trata de uma montagem , mas sim de um filme real . O cidadão é filmado a contar como foi violado na cadeia   depois de receber e beber grogue .

Os vídeos espalharam-se pelas redes sociais , denegrindo a imagem do doente que, para muitos, se tornou motivo de gozo e de diversão. As expressões utilizadas pelo doente tornaram-se em expressões populares. Até mesmo as crianças utilizam essas  expressões inocentemente ignorando que, desse modo, ridicularizam a vida de um cidadão portador de transtornos mentais.

O doente em causa tornou-se, para muitos mindelenses, motivo de “tchacóta” e as pessoas acham-se na liberdade de o filmar quando o encontram e depois postar nas redes sociais .

Essa situação chamou a atenção de muitos, embora para muitas pessoas, seja apenas uma forma de diversão e de gozo com o doente. A sociedade tem vindo a comentar a situação preocupante em que se encontram os doentes portadores de deficiência mental da ilha.

Aguinaldo Monteiro, responsável do Centro de Acolhimento dos Doentes Mentais da Câmara Municipal de São Vicente diz-se preocupado com a situação. O responsável mostra a sua indignação e diz que os jovens precisam de ser sensibilizados quanto à questão dos direitos dos doentes mentais.

O mesmo considera “uma tristeza” o que aconteceu com o doente, por isso, apela à sociedade para eliminar os vídeos dos seus computadores e das redes sociais a fim de minimizar a situação. Aguinaldo acredita que é obrigação da sociedade ajudar o doente e não expô-lo.

Ao que parece, a protecção dos direitos dos doentes mentais em Cabo Verde não funciona. Os direitos que asseguram aos doentes portadores de transtornos mentais de não sofrerem qualquer forma de discriminação não são conhecidos nem respeitados pela sociedade mindelense.

 

  1. Razão

    Bom dia, Acho incrível a postura do Sr. Aguinaldo Monteiro, já é tempo das pessoas terem mais respeito pelo próximo. Só assim seremos um povo evoluído (país de desenvolvimento médio) Tratemos o próximo com dignidade e respeito, pois no final das contas quem fica mal somos nós.

  2. euzinha

    Há dias presenciei uma gravação destas em troca de 10$. Falei com os autores e pedi-lhes que, já qyue não o podem ajudar, que pelo menos não piorem a sua situação, e só faltou-lhes baterem-me! Os idiotas que fazem estes vídeos são mais transtornados mentalmente do que o pobre que, como se não bastasse o que supostamente terá sofrido (violação), ainda tem de ver isto exposto desta forma! Bando de arbutres!

  3. Psico

    Considerado Doente Mental os autores do video, pois praticaram um acto imoral, perante um Cidadão que poderia ser um familiar deles.

  4. Julia Almeida

    Que desumanidade e falta de capacidade de discernimento dessas pessoas. Desconhecem que estar na posse das faculdades mentais e não estar, é simplesmente uma Ponte, e, que ninguém está isento de sofrer desse disturbio. Pensam que só acontece aos outros mas não é verdade. Postura lamentável.

  5. Irene Fontes

    Antes do mais os autores da gravação deviam ser punidos por violação, delito punido por lei.
    Alguém falou dos dois em S.Vicente, etc. Digo até em Cabo Verde.
    A maior parte dos vulgarmente chamados “doidos” não o eram. Eram “simples de espirito” (chcloque) e muitos se davam bem com as (màs) brincadeiras (*). Os verdadeiros doidos era raros e passeavam nas ruas; até porque tornavam-se verdadeiramente perigosos.
    Dito isto, confirmo que nunca houve uma educação para se lidar com essa pobre gente.

  6. Irene Fontes

    (*) Conheço um cidadão bem estabelecido no Mindelo que ficou famoso pelas suas brincadeiras de mau gosto. Uns en,contram piada mas qualquer sensato reprova esta falta de civismo. Eu a primeira

  7. miju

    Pelo q eu saiba djosa d dod el catem nada agora se bo dzeme que el ê assim por causa d bibida e droga pode ate ser verdade ja q bsot tita consideral um doente mental bsot dzeme o q el tava ta faze na cadeia q cadeia pelo q eu saiba ê lugar d bandido nao d doido umtom antes bsot começa ta manda boca sobre video na rede social , bsot pergunta Justiça porq quis manda djosa pa cadeia sabindo quel el ta sofre d doenca mental?quem primer viola direito d djosa foi autoridades em ter el mandode um doente mental pa cadeia …

  8. Abel Monteiro

    Esse video me deu muito nojo! Isso é pura humilhação… Ultrapassa as fronteiras do humor negro… Falta de respeito para com o próximo!

  9. sandra

    Ess MIJU deve ser um dos autores do video. Ele tita dfende se lode. ninguém nem mesmo bandido tem direito de ter se vida privado esposto desse manera.

  10. Marinha brito

    Ainda se admiram as brincar com doentes mentais? Nunca o fiz, sempre respeitei desde criança e ao fazer curso de Animador Social, trabalhar 1 ano e tal nesse sector, respeitei muito mais como se fossem parentes meus. Sempre houve esse costume, só que já não se brinca com eles sabe porquê? A d. mental virou castigo para quem não podem matar nem prender, quando se quer mal a alguém e se lhe quer roubar, principalmente tendo uma esmola grande como barco, avião ou milhões mesmo que venham dos Cifrões. A d. mental virou o trunfo de quem acha que pode e é dono. Roubam, tentam sem conseguir matar e para consumar os fatos tacham de d. m, assim, cada um tira seus quinhões em quem lhe aparecer mais a jeito.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.