Enfermeiros recém-licenciados: querem mais oportunidades no HBS

8/10/2014 00:21 - Modificado em 8/10/2014 00:21

EnfermeirosAlguns recém-licenciados no Mindelo reclamam que no Hospital Baptista de Sousa deveriam dar mais oportunidades para serem contratados. Samila Inocêncio justifica dizendo que o Ministério da Saúde é que contrata enfermeiros e, se tivessem possibilidade, contratavam todos os enfermeiros de que precisam, mas não têm capacidade financeira para contratar.

 

Alguns enfermeiros recém-licenciados que quiseram ficar no anonimato, reclamam que o HBS precisa de enfermeiros, mas que não os contrata. Samila Inocêncio afirma que o Ministério da Saúde é que contrata as pessoas e que se houvesse possibilidade, contratavam todos os enfermeiros de que precisam, mas não têm capacidade financeira para contratar.

Segundo eles, em vez dos enfermeiros que estão há muito tempo fazerem “velas”, os recém-licenciados deveriam fazê-lo e ganhavam algum dinheiro.

De acordo com a directora Clínica, o Hospital Baptista de Sousa tem uma política de aceitar estagiários de enfermagem. O HBS tem um acordo com a UNICV e a UNIMINDELO e durante as formações fazem estágio no hospital e têm ainda outros estagiários que fazem um estágio pós-formação: “para os enfermeiros que concluíram a sua formação mas que ainda não estão empregados, o hospital abre um determinado número de vagas”. Porém, há um determinado tempo em que aceitam estagiários: “temos de abrir vagas para outras pessoas estagiarem, porque senão temos um grupo a estagiar e um grande número de pessoas que não tem essa oportunidade”.

O NN sabe que os estagiários prestam seis meses de estágio sem remuneração e depois prestam outros seis meses de estágio remunerado a dez mil escudos mas, de acordo com Samila Inocêncio, estes seis meses remunerados, quem paga é o hospital e “queremos colaborar com esses enfermeiros. Muitos deles depois vêm trabalhar no hospital. Então temos interesse em colaborar na sua formação, porque quanto melhor formados estiverem, melhor será para nós”.

  1. Luana

    eu pergunto:
    1. quantas enfermeiros se formam por ano???

    2. o HBS tem capacidade para dar oportunidades a todos???

    3.quantos enfermeiros o Ministerio da Saude pode contratar??

    4. o que será dos muitos enfermeiros que estao se formando?? onde os encaixar???

  2. Com vontade de criar melhores condições de trabalho e oferecer um serviço com um pouco mais de qualidade, poderiam oferecer sim, uma possibilidade para um nº razoável de recém formados. Há enfermeiros que trabalham nos Centros de Saúde e no H.B.S – Uma vaga preenchida por quem já é empregado e um jovem desempregado. Há enfermeiros que em vez de gozarem as suas ferias, dão cobertura a outro sector onde não há enfermeiro por ” n ” motivos, depois falam que não tem possibilidades?

  3. roxana aguilera cald

    Es tan dificil responder o sera q nao hay capacidad para gestion ,por eso al nao saber de la materia nao seaben q responder . Resumen : HBS TIENE FALTA DE ENFERMEROS ?
    SI tiene pq NAO GESTIONA ?? quieren q les de el movil de SI MA BO ??

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.