Comissão Política do PAICV considera que ministra da Educação foi traiçoeira e mortífera

7/10/2014 07:14 - Modificado em 7/10/2014 07:14

paicv campanhaA Comissão Política Regional do PAICV veio a terreiro defender  a ex. direcção do Liceu Jorge Barbosa , que integrava  dois  membros dessa Comissão Politica ,  o director António Delgado e o sub-director pedagógico  Nilton Silva , conhecidos activistas do PAICV . Alcides Graça acusa a ministra da educação de traição.

 

O Ministério da Educação e Desporto que mandou a nova direcção da ESJB começar os trabalhos, despoleta a reacção da comissão política regional do PAICV que caracteriza como frio, rápido, traiçoeiro e letal o despacho da Ministra da Educação, pois o acordado era que a nova direcção fosse empossada em Dezembro, tempo em que os alunos já teriam terminado o primeiro trimestre: independentemente de tudo, nada pode justificar a forma como esse director foi afastado, sem nenhum aviso ou contacto prévio. O processo foi frio, rápido, traiçoeiro e letal. Não é assim que se lida com pessoas, sobretudo, quando a excelência no seu desempenho é reconhecida por todos”.

Alcides Graça afirma que com esta decisão a Ministra coloca em perigo o normal funcionamento da escola, “uma vez que ainda não há um novo director que agora deve ser escolhido por concurso público como todos sabem e a comissão de gestão não está em condições de assumir plenamente a administração da escola”.

Para Alcides Graça, a Ministra da Educação tem de assumir as suas responsabilidades quanto a possíveis dificuldades de gestão que a ESJB possa vir a ter. “Quem toma as decisões deve assumir as consequências. Certamente que a senhora Ministra será responsável por tudo aquilo que acontecer na escola na sequência da sua decisão precipitada e extemporânea”, realça Alcides Graça.

Refira-se que o despacho do MED foi emitido a 16 de Setembro, um dia depois do início das aulas, mas só veio a conhecimento público na sexta-feira, 3 de Outubro. O NN sabe que a directora indigitada pela Ministra da Educação já está a trabalhar com a sua equipa.

  1. CidadaoCV

    Pois é … É a politiquice na sua maior plenitude. Os nomeados para a nova direcção da ESJB, são com certeza gente da ministra. E Não me admiraria nada se a nova directora “escolhida por concurso publico” fosse a mãe do aluno bloqueado, e a directora pedagógica a psicóloga do “bloqueio situacional”. Tenho dito …

  2. Acho que o Professor António Delgado merecia outro tipo de tratamento, porque fez uma boa gestão da sua escola onde uniu Pais Encarregados de Educação, alunos, Professores e Funcionários, a disciplina reinou durante todo o seu mandato. Portanto ele merece todo o meu apoio, soube gerir muito bem a escola, e se a escola está no seu bom nível é graças ao Professor António Delgado (Tonga).

  3. Jorge

    “frio, rápido, traiçoeiro e letal” para com os camaradas. Tirara uma direcção do paicv de um Liceu é traição, ha, ha.

  4. Mateus

    Há que reconhecer o papel desempenhado pelo Tonga durante esses anos.
    colocou o aluno em 1º lugar quando a uma aluna da ESJB, lhe foi retirada uma bolsa de mérito porque os pais desta possuíam um rendimento salarial muito elevado. Foi a comunicação lutar pelos direitos da aluna e fez com que o MED voltasse atrás na decisão pois mérito é igual a merecimento.A Sra ministra deve dar lugar a outra pessoa, pois já criou problemas demais aos professores e não só.

  5. Julio Goto

    Os meus parabens ao Alcides Graça. Nao se deve criticar somente a oposição os camaradas devem levar as sua chicotadas quando merecem…

  6. Artur Brito

    A população exige sim, a demissão da Sra. Ministra. O meu amigo e camarada Alcídes Graça, esteve ao nível que lhe é exigido numa situação do tipo. Nós é que confrontamos no dia-à-dia todas as pessoas e as dificuldades por que passam. Somos nós que vezes sem conta somos ”obrigados”, ao árduo trabalho de mobilização, pois é o nosso dever enquanto militantes, irmos junto das comunidades justificar ou tentar encontrar argumentos para defender erros cometidos por alguns governantes que por sinal se foram eleitos, foi pelo trabalho realizado por nós cá na base. E em muitos dos casos nem militantes são. Estão nos cargos mas é uma minoria é que sai no terreno para ouvir ou confrontar as pessoas em tempos de campanhas eleitorais. O Sr. Primeiro Ministro que assume a responsabilidade pela posição assumida pela Sra. Ministra da Educação, pois as pessoas que estão cá na base também merecem o devido respeito.

  7. djosa

    A ministra de Educação, devia ter vergonha e ter pedido demissão há muito tempo. Na muda governamental feito há poucos dias, todos esperavam mudança na Educação, pois são muitas as barbaridades que estão sendo feitas pela a arrogante ministra que só vê do seu lado. . Sr. 1º Ministro nhô abri odjo.

  8. Pedro Moreira

    Não é justo o comportamento que a sra. Mintª teve com o director da ESJB. Politiquices à parte o AntonIo Delgado foi e é um grande gestor. Trabalhei com ele enquanto Pr. da Ass.de Pais e Enc. de Ed. por uns 2 a 3 anos e aí tomei consciencia da dedicação, e empenho que ele teve à frente do seu Liceu. Ele dirct. e sua equipe.. Não é justo depois de tantos anos de dedicação e em vez de um LOUVOR (SEM MONESPRESAR OS OUTROS DIRECTORES) eis que ele o Delgado é afastado. Feio, muito feio. 1abç TONGA.

  9. zona

    Não venham com conversinha, ele era bom gestor, sim mas não fez mais do que a obrigação dele pois o homem era bem remunerado para estar a frente da escola, agora outro vai assumir dedicando também todo esforço necessário na gestão da escola, rua mesmo, ratos gostam de choradeira e falam muito.

  10. Magoado

    Meus compatriotas. Antes de mais deixem-me dizer que, do meu ponto de vista, o ex- Diretor de Jorge Barbosa foi um dos melhores diretores de escolas secundárias que este país já teve. Honra seja feita! Quanto ao ato da Senhora Ministra, importa dizer simplesmente o seguinte: Não sei se Cabo Verde já teve uma tutela da Educação tão medíocre como a Fernanda Marques. Eu acho que ela só está no governo por uma grande distração do Senhor Primeiro-Ministro. Tenho dito. Bem-haja a posição do PAICV SV

  11. José Maria Nevada

    Quero confirmar com os mais entendidos se a Ministra de Educação não é paga pelo MPD para dar cabo do PAICV? Por tudo o que ela já desfez. Em S. Vicente nem se fala…Imaginem, ela colocou um delegado de Educação como aquele homem que vcs sabem, sem nível, deselegante, insensível e não arrogante porque nem sabe ser arrogante! A ministra ou tá com Alzeimer, ou é estratégia para dar cabo do PAICV.
    O JMN provavelmente não liga a mínima pq ele tá de saída, deposi concorrerá como presidente do país !

  12. JOÃO FORTES

    queremos concurso para escolha do PRESIDENTE DA AGENCIA MARÍTIMA PORTUÁRIA COMO DIZ A LEI n 14/VIII/2012, artigo 70. JÁ ESTAMOS FARTOS DE PESSOAS MEDIUCRES COMO O ACTUAL PRESIDENTE E A SUA CORJA.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.