Moradores sem rede de esgotos e água

3/10/2014 07:48 - Modificado em 3/10/2014 08:00
| Comentários fechados em Moradores sem rede de esgotos e água

necessidade fisiologicaOs moradores de Alto Casa de Água em São Vicente, recorrem às ribeiras para fazerem as suas necessidades fisiológicas porque a zona não possui rede de esgotos e de água.

 

Em muitas áreas da cidade do Mindelo ainda existem numerosos problemas de saneamento. O número de residências sem saneamento básico é  grande e estão situadas nas zonas mais altas.

Todos os dias, Neusa percorre com o seu balde um longo caminho para conseguir água para levar para casa. Além de não ter água canalizada na sua residência, também não tem esgoto o que a obriga a recorrer às ladeiras, conhecidas em São Vicente com “ tchadas”, para fazer as suas necessidades fisiológicas.

A situação é a mesma para todos os moradores desta zona. Maria Celestina do Rosário diz que já perdeu a conta de quantas vezes se dirigiu à Câmara Municipal para apresentar o problema. A moradora diz que se desloca até uma ribeira afastada da sua residência para conseguir um balde de água de 15 litros que custa 20 escudos. A mulher de cinquenta e seis anos diz que se sente envergonhada de ter de sair da sua casa para fazer as necessidades fisiológicas na rua.

Pedro Crisóstemo afirma que a rede de água e de esgotos chega apenas até ao tanque azul e, a partir dessa área, nenhuma das casas tem acesso à rede. É necessário deslocar-se às zonas mais próximas para se conseguir água. O mesmo avança que a zona “também faz parte daquelas muitas áreas esquecidas e abandonadas pelas autoridades”. Quem não tem possibilidades de comprar de um carro de água, fica sem esse bem ou terá que se deslocar com baldes para as zonas mais afastadas”.

Lúcia Neves diz que a sua casa tem casa de banho, mas não é possível utilizá-la porque não está ligada a uma rede de esgotos. Esta situação obriga esta mãe de família a levantar-se muito cedo, ainda escuro para enterrar o seu lixo nas ladeiras mais afastadas. Contudo, Lúcia Neves diz que ao redor da sua casa está sempre sujo e com um cheiro insuportável, porque há vizinhos que se escondem ali perto para fazerem as suas necessidades fisiológicas e depositarem o lixo.

Apesar dos carros de recolha do lixo passarem frequentemente na zona, os moradores depositam o lixo nas ladeiras, deixando-as numa situação lastimável. Os entrevistados dizem que fizeram um abaixo-assinado e entregaram à Câmara Municipal de São Vicente, mas nunca tiveram qualquer resposta.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.