Mindelenses aceitam com satisfação

29/09/2014 07:06 - Modificado em 29/09/2014 07:06

siniacA partir do mês de Dezembro, todos os cabo-verdianos terão acesso a um novo cartão de identificação com múltiplas funções. Os Mindelenses entrevistados pelo NN mostram-se satisfeitos com o novo modelo de identificação.

 

A partir do mês Dezembro os cabo-verdianos poderão, através de terminais, fazer automaticamente diversas funções a partir do Sistema Nacional de Identificação e Autentificação Civil, SINIAC que, segundo José Maria Neves, vai permitir um relacionamento entre o cidadão e o Estado, uma das medidas para competir.

O novo sistema permitirá ao cidadão realizar diversas funções tais como pagamentos electrónicos, identificar, votar e outras.

Embora a maioria dos entrevistados pelo NN, não tenha conhecimento desse novo cartão de identificação que irá substituir o B.I., mostrou-se satisfeita e acredita que esse novo sistema será muito benéfico para Cabo Verde.

Luísa Rocha diz que o cartão poderá facilitar todos os cabo-verdianos e acredita que veio facilitar ainda o trabalho da administração pública que trabalha “a passo de tartaruga”.

Muito desconfiado, José Luís diz que se o novo cartão de identificação possuir todas as funções publicitadas, será um grande passo dado por Cabo Verde e acrescenta que agora, é esperar para crer se tudo isso é verdade e para quando acontece.

Já Sandra Helena diz que o novo sistema será uma mais-valia para os cabo-verdianos pelo que poderá evitar ou diminuir muitos problemas relacionados com documentos.

O Primeiro-Ministro José Maria Neves garantiu que a partir do próximo mês de Dezembro estará disponível o passaporte electrónico que “vai permitir a modernização de um conjunto de serviços. Os próximos passos terão a ver com a simplificação de todos os procedimentos nas fronteiras até à eliminação da Polícia de Fronteira”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Atento

    O SINIAC será realmente um grande passo na modernização e simplificação administrativa. Mas não se esqueçam…quanto mais tecnologia o cidadão utilizar´no seu dia-a-dia, mas fácil será para o sistema (administração central) fazer o rastreio da sua vida particular. Serão informações valiosas que ficarão disponíveis (à distância de um click) para quem não tem escrúpulo (normalmente os políticos). Pense nisso.

  2. Aureliano Bras

    muito bom as iniciativas que o governo de cabo verde está tomando com a nação, mas espera que ele traga mais surpresas aos Cabo-Verdianos seja dentro ou fora, estou a começar de gostar da nossa terra.

  3. Oi ne melom

    kel la êmas un sistema p finanças podê controla tud cuitedin

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.