Desmantelamento de redes clandestinas de energia: voltar a roubar ou ficar sem luz?

24/09/2014 07:11 - Modificado em 24/09/2014 07:11

cortar energiaCom o desmantelamento das redes clandestinas na ilha de São Vicente, o NN foi saber a opinião das pessoas das últimas zonas desmanteladas. As opiniões divergem: uns acreditam que a ELECTRA agiu bem e outros culpam a ELECTRA por essa situação. Em particular os moradores das casas de lata.

 

As últimas zonas onde a ELECTRA desmantelou redes clandestinas que forneciam energia  com quilómetros de extensão alimentando ilegalmente cerca de 182 casas, foram Ribeirinha, debaixo de John Debra, Tchetchénia, Salamansinha e Areia Branca.

Alguns moradores dessas localidades que têm a situação regularizada acreditam que a ELECTRA está a fazer um bom trabalho, porque com os roubos de energia, os perigos são mais altos. Soraia Fonseca diz que já deveriam ter feito acções desta natureza há mais tempo porque, “roubam energia e prejudicam muita gente e, pior ainda, colocam a vida das pessoas em risco, pois podem provocar curto-circuitos e outros problemas”.

Os moradores das casas de lata têm a noção do risco que correm quando têm luz eléctrica roubada mas, mesmo assim, defendem-se dizendo que a ELECTRA deveria pôr-lhes electricidade em casa. Marlene e José adiantam que têm o direito de terem uma televisão e um frigorifico em casa para não estarem a pedir favores. Maria Livramento acredita que é difícil viver sem energia eléctrica: “já estamos acostumados e é um direito de todos”. Pedro Martins afirma que se a ELECTRA não colocar electricidade nas casas de lata, vão sentir necessidade e voltam a roubar, “mesmo sabendo que podemos ser condenados, a situação vai repetir-se de certeza”.

  1. tafu

    Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.Se o ladrão electra não roubasse os seus clientes da forma que roubam ali os clientes davam uma ajuda a electra mas o caçobody da electra já está programada no contador,e, mais os funcionarios que andam a fazer leitura dos contadores roubam descaradamente,porque já percebi isso no mês de Agosto tive a plena certeza que me roubaram 3 KW, fui lá ainda me disseram que não e controlo o quadro duas vezes por dia de manhã e a noite no espaço de 12 em 12 hT

  2. tafu

    Tiveram o descaramento de me dizer: se a srª pagou a mais este mês não há problema que no proximo mês a srª paga menos, e respondi paciência vocês são treinadoa para mentir e descarrados.Sejam um pouco mais honestos, e não cortem energia porque estamos a pagar e o que foi roubado já foi pago e colocam PN e funcionarios da electra no terreno e que PN prendam electra também porque electra é o primeiro ladrão.

  3. Joana Inês Sá

    Não percebo onde reside a dúvida dos ladrões da electricidade pública que tanto mal causam aos que pagam pontualmente as contas da energia à Electra! E que por causa destes meliantes estão a ser prejudicados! Por lei, já faz parte do nosso sistema penal, roubar luz é crime.
    Ter electricidade ainda não é direito de todos, não. A lei mãe não o consagrou.
    A não ser que estes “todos”, paguem o serviço prestado
    Daí, só ter de felicitar os agentes que desmantelam as redes eléctricas clandestinas.

  4. Dany

    A questão central aqui, é saber se essas casas reúnem as condições técnicas para receber energia electrica. São legais? A instalação electrica interna reúne todas as condições técnicas e de segurança para ser ligada à rede? Tenho serias duvidas. Julgo que esta é uma questão que deve ser resolvida em primeira mão pela Camara Municipal.

  5. Dany

    A questão central aqui, é saber se as casas de lata reúnem as condições para receber energia electrica. São legais? Dispõem de uma instalação electrica em conformidade com os regulamentos e capaz de receber energia electrica em segurança? A questão das casas de lata deve ser resolvida em primeira mão pela Camara Municipal, antes de falarmos em fornecimento de energia electrica. É bom que as pessoas tenham noção de que as habitações devem ter condições técnicas para receberem energia electrica.

  6. vanina

    era so o que faltava vesot te fca manda vesot boca, ma cesot que sabe o que estode te passa, electra tem tcheu culpa na isso li onde queme te mora electra cata cre po luz que prei ainda catem tcheu casa, no te fca e ta espera tudo tempo que li inchi casa pa no pode tem luz, entom unica manera que no tem e ROBA LUZ no que pode fca na escur pk sera pa nos no tinha era nos luz electra eje e tudo uns ladrom e eje e que te estode te mete gente mom na bolce.vesot cala vesot boca.

  7. vanina

    ja no manda abaixo assinado pa electra e ate ainda nada, camara te da tchom bo te faze bo casa ma depois catem estrada, catem luz e so vende tchom e bai dezinrrasca, li onde queme te mora e prigose li e escur de noite um pessoa te estode na perigo, ma pk electra que te po gente luz. eje e um bocode abusade, vesot e tem vesot luz te fca manda boca, ma vesot que sabe que electra e que ranja esparate pa po gente luz, pk lugar tem pouco casa tem que enchi casa primer era o que faltava

  8. vanina

    mim nha casa ene lata e casa bloco li onde que no faze nos casa tem mas casa bloco e elctra cata po luz pk eje dze e so conde li tiver cheio casa no tem tem que espera tudo tempo que li inchi casa

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.