Pastores perdem gado devido à falta de pasto

18/09/2014 07:24 - Modificado em 18/09/2014 07:24

Gado morrem de fomeNa ilha da Brava muitos animais já morreram devido à falta de pasto, consequência da falta de chuva que produz pastagens para o gado.

 

A seca tomou conta da ilha da Brava. Em diversas localidades, os pastores perderam parte dos animais que criaram para o próprio sustento, o que para eles representa uma perda considerável.

A falta de chuva representa um problema real para os pastores da ilha da Brava. Em muitas zonas da ilha como em Nova Sintra, Cachaço, Mato e Nossa Senhora do Monte, os pastores tiveram muitos prejuízos com a morte dos próprios animais. Várias cabeças de gado bovino e caprino morreram por falta de pasto devido à insuficiência das chuvas e os criadores temem que a situação continue.

Candinho, pastor da localidade de Cachaço diz que está a ser difícil encontrar pasto para os seus animais, pois o ano não promete chuva suficiente, os terrenos estão secos, não produzem pasto. Candinho teme perder os seus animais, pois já perdeu uma vaca.

Eugénia, de Nova Sintra, diz que não teve perdas, mas receia porque muitos outros pastores viram morrer os seus animais e a situação provoca consequências diversas para os que fazem da criação de gado o próprio sustento. Muito receosa, Eugénia diz que é urgente fazer diligências para resolver o problema que poderá provocar a perda dos animais aos pastores da ilha.

Contactámos o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Rural na ilha da Brava para saber quais as estratégias de resolução do problema, mas não foi possível o contacto com a delegada. Contudo, o secretário Ermongenes avançou que os técnicos já se encontram no terreno a fazer a identificação das zonas e a contagem do número de gado perdido.

Não foi possível avançar o número de animais que morreram devido à falta de pasto tendo em conta que a contagem ainda estava a ser feita. O secretário avançou ainda que o chão está molhado e que nalgumas partes das localidades, os animais estão a ser alimentados.

  1. Tidjony

    Na verdade, a situacao de falta de pasto, e complicada praticamente em toda a ilha Brava.Alguns criadores ja perderam varios animais e a chuva atrasa. E necessario que alguem pense neste assunto, e trace um plano de emergencia para evitar um caos, no seio dessa classe que vive da pastoricia aqui na Djabraba.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.