Pároco de Nossa Senhora da Luz apela aos fiéis para não seguirem a fé apenas como um acto folclórico

9/09/2014 00:05 - Modificado em 9/09/2014 00:05
| Comentários fechados em Pároco de Nossa Senhora da Luz apela aos fiéis para não seguirem a fé apenas como um acto folclórico

COOKIE2A Paróquia de Nossa Senhora da Luz comemorou no dia 08 de Setembro a festa da sua padroeira do mesmo nome. Padre Lino Paulino apela aos fiéis para não seguirem a fé apenas como um acto foclórico.

 

A festa de Nossa Senhora da Luz é uma festa da padroeira da Paróquia e da Freguesia de Nossa Senhora da Luz que, para o pároco, é um momento de encontro, celebração e de reflexão. Momento em que os paroquianos são convidados a renovar a fé e a tomar como modelo de vida a padroeira.

“A festa de Nossa Senhora da Luz tem um significado grande para os mindelenses tendo em conta que a própria cidade tem uma história à volta da igreja de Nossa Senhora da Luz, com o primeiro povoado que iniciou mesmo onde foi construída a igreja em 1862. À volta da pequena capela foram surgindo outras habitações, daí a razão da devoção e amizade do povo de São Vicente para com Nossa Senhora da Luz”.

Padre Lino Paulino considera que há diferenças entre os fiéis e as pessoas que professam a fé de forma cultural, os que dizem ser católicos não praticantes, por isso, apela aos fiéis para serem mais profundos, para não seguirem a fé apenas como um acto folclórico, em que mostram a própria fé somente nos dias de festa, algo de superficial, mas para terem uma fé centrada nas pessoas de Jesus.

A Festa de Nossa Senhora da Luz foi celebrada na tarde de segunda-feira dia 08 com a Eucaristia no largo da praça seguida de procissão onde milhares de fiéis de diferentes cantos de São Vicente não deixaram de participar na festa, manifestação pública de fé, uma festa que atrai muitos devotos e pessoas curiosas para verem a procissão de Nossa Senhora da Luz pelas ruas do Mindelo. Como é habitual, não faltou a tradicional serenata a Nossa Senhora que se realiza na Praça B. Leza.

Fiéis como Raquel Soares dizem que a sua Santa devota é Nossa Senhora da Luz e que é uma paroquiana. É com muita satisfação que gosta de participar na festa. Todos os anos participa na celebração, ornamentação, organização da festa e tudo o que faz parte da festa da Santa devota. A mesma acrescenta que tem dois filhos nascidos no mês de Setembro, por isso, o mês é dedicado à Santa.

São muitas as pessoas devotas a Nossa Senhora da Luz, como Arlinda, uma paroquiana de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antão, que diz que mora em São Vicente e é também devota à Santa. Por isso, veio ajudar na ornamentação do espaço onde será presidida a Eucaristia.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.