São Nicolau: Campanhas de prevenção da tuberculose após registo de dez casos

17/07/2012 08:48 - Modificado em 17/07/2012 08:48
| Comentários fechados em São Nicolau: Campanhas de prevenção da tuberculose após registo de dez casos

A ilha de São Nicolau registou dez casos de tuberculose, nos primeiros seis meses, do ano 2012. Para o delegado da Delegacia de Saúde, na ilha de Chiquinho é preciso uma aposta na prevenção, visto que o número de caso tende a aumentar, sendo o concelho de Tarrafal com seis caos, o município mais fustigado por esta doença. Porque nos anos anteriores a cidade de Ribeira Brava detinha o maior número de registos.

 

Os casos de tuberculose tendem a aumentar na ilha de São Nicolau, por isso a Delegacia de Saúde tem apostado em campanha de sensibilização junto dos sãoniculauense para prevenção da doença. No primeiro semestre de 2012, a unidade de saúde na ilha de Chiquinho registou, dez casos, sendo seis na cidade do Tarrafal e quatro em Ribeira Brava.

 

O delegado, Orlando Andrade demostrou a sua preocupação face ao aumento de ocorrências de tuberculose na ilha de São Nicolau. Já que a previsão demostra que os números de casos poderão ultrapassar os dezasseis registos dessa doença em 2011. Para reverter a situação a Delegacia de Saúde criou equipas adoptadas de medidas de sensibilização que percorrem as localidades para apresentar os módulos para debelar essa enfermidade.

 

Para Orlando Andrade, o aumento da doença na ilha poderá ter origem na circulação diária de pessoas entre os municípios de Tarrafal e Ribeira Brava. Nestas circunstâncias, a tuberculose encontra um meio propício para se propagar entre as populações. Por isso, o delegado de saúde assegura que “caso houver algum cidadão que esteja com uma tosse, por mais de 15 dias deverá dirigir-se aos centros de saúde. Porque assim será fez um diagnóstico para detectar a doença e caso estiver infectado tomar medidas que evitem a proliferação”.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.