Cátia Fortes é a única mulher bombeira em São Vicente

29/08/2014 09:31 - Modificado em 29/08/2014 09:31

IMG_5305Actualmente, Cátia Brito Fortes é bombeira em São Vicente, apesar de já estar quase de partida para a ilha do Sal para ir trabalhar no aeroporto Internacional Amílcar Cabral para exercer a função de bombeiro aeronáutico.

 

Fortes declarou ao jornal NN que “nunca pensei ser bombeira. Acho que esta seria a última profissão que eu poderia pensar escolher. Isso deu-se numa altura em que uma minha avó adoeceu e ficou acamada e quando ela precisava de ir ao médico, ia apenas de ambulância e a maioria das vezes era só de madrugada. Nessa altura, apercebi-me que os bombeiros foram um ‘espectáculo’ com a minha avó, iam de madrugada e à noite e não recebiam nada. Fiquei muito impressionada com o trabalho que faziam!”

Cátia Fortes já trabalhou como bombeiro Municipal e bombeiro Aeronáutico na ilha de São Vicente mas declarou que “quando se é bombeiro Municipal consegue-se fazer muita coisa. Também passei a ver a vida de uma forma diferente, por exemplo, há pessoas que têm dez pares de sapatos e querem comprar outro, enquanto que há pessoas que não têm nenhum par para calçar, ou então, há pessoas que são levadas para o hospital e nem têm cem escudos para pagar. Aí vejo duas sociedades diferentes. Com esta profissão aprendi a ser uma pessoa forte, pois há tanta coisa que acabei por fazer e ver que fez com que eu desse valor a outras coisas da vida, em vez de coisas fúteis”.

A bombeira já tinha feito formação em 2010. Logo a seguir fez estágio e em 2011 começou a trabalhar como bombeiro Municipal e só em Abril de 2013 como bombeiro Aeronáutico.

No Aeroporto Amílcar Cabral, Fortes vai juntar-se a mais quatro mulheres bombeiros aeronáuticos, enquanto que a ilha do Porto Grande vai carecer de bombeiros do sexo feminino.

  1. GRANDE NOTICIA

    MUITO BOM MESMO, TIRANDO TODOS OS DIFICULDADES (ESTES SERIA NOTICIA) QUE NÓS OS BOMBEIROS ESTAMOS A PASSAR, O ABANDONO TOTAL POR PARTE DA CAMARA, NOTICIA D’KEL BOM. CONTINUEM NA MESMA LINHA QUE O JORNAL TERÁ FUTURO

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.