Pacientes aguardam cerca de um ano para a realização do exame de endoscopia

28/08/2014 00:44 - Modificado em 28/08/2014 00:44

endoscopiaOs pacientes que procuram a Unidade de Endoscopia do Hospital Baptista de Sousa estão insatisfeitos devido ao longo tempo de espera para a marcação e a realização do exame de endoscopia.

 

Os entrevistados pelo NN dizem que aguardam cerca de um ano para a realização de um exame de endoscopia e para conseguirem a marcação deste exame é preciso deslocarem-se ao hospital várias vezes, durante meses a fio.

Edília Brito diz que sofre de gastrite e os médicos recomendaram-lhe procurar o hospital para fazer uma endoscopia digestiva para poder diagnosticar o que lhe causa o mau estar no estômago. Brito afirma que se deslocou várias vezes ao hospital e até agora não conseguiu marcar a endoscopia e diz que quanto mais tempo passar mais se agrava o seu estado de saúde, pois a resposta do atendedor é sempre a mesma: regressar nos próximos dias.

Danísia Fortes diz que se encontrava na unidade de endoscopia para tentar mais uma vez marcar o exame da mãe que sofre de problemas de estômago há algum tempo. Danísia diz que a mãe realizou uma vez a endoscopia, mas as tentativas para a marcação do exame foram várias e a mãe só veio a fazer o exame, praticamente, um ano depois.

Hortência diz que está preocupada e ansiosa por realizar o exame pois está medicada para amenizar as dores, mas é necessário um diagnóstico para poder tratar da doença e adianta que se um paciente tiver alguma doença grave não terá tempo de realizar a endoscopia porque espera-se muito tempo para se conseguir uma marcação e bastante tempo para a realização do exame. Para ela, as pessoas que sofrem de problemas do estômago deveriam ter prioridade.

Lutcha que se encontrava também no HBS para tentar a sua vez, diz que depois de várias tentativas para marcar um exame de endoscopia, não conseguiu realizá-lo pois marcaram-lhe o exame para daqui a um ano, uma vez que acabou por se esquecer e perder o exame anterior. A mesma afirma que a endoscopia é um exame extremamente caro quando realizado nas clínicas particulares, motivo pelo qual muitos doentes ficam sem fazer o exame porque não têm possibilidades. Lutcha acrescenta que o atraso é feito de propósito para que os pacientes procurem as clínicas particulares.

Este online entrou em contacto com a direcção do Hospital Baptista de Sousa para esclarecer os factos, mas tal só será possível no próximo dia dez do mês de Setembro.

 

 

 

[i] http://www.saudemedicina.com/endoscopia/

[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastrite

  1. roxana aguilera

    Todo el mundo esta de ferias ? Pois e’ !! “As donas”do HBS resolvieron salir juntas de ferias , espero nao como la francisca inocencio q en este ano ja’ tomo 60 dias sem contar os meses q desaparece e nao trabaja ,con la historia mal contada q se aposentara, e seo nome nao aparece en os dois ultimos BO !!! Q le sabe ela a la ministra ??? Volvendo ao tema ,sera q la samila vai a decir q os quiexoso ten q dar la cara ??
    como abusan tras o poder !!! En fim , tiene q reclamarse nas urnas!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.