Hollande exige governo alinhado

27/08/2014 00:31 - Modificado em 27/08/2014 00:31
| Comentários fechados em Hollande exige governo alinhado

holandeO presidente francês François Hollande pediu ontem ao primeiro-ministro Manuel Valls para formar um novo governo que assegure as metas definidas para o país, após Valls ter apresentado a demissão em consequência das críticas de vários ministros da ala esquerda socialista às medidas de austeridade.

 

A crise estalou sábado, quando o ministro da Economia, Armaud Montebourg, frisou, em entrevista ao jornal ‘Le Monde’, que a França “não deve ceder mais às imposições da Alemanha”, país que acusa de “ter uma obsessão com a austeridade” e o “rigor orçamental”. Ontem, numa curta declaração, o gabinete de Hollande anunciou que Manuel Valls apresentara a demissão e fora incumbido de formar um novo governo, escolhendo uma equipa que “apoie os objetivos estabelecidos para o país”. Apesar do aumento de impostos e cortes, a economia de França, segunda da Zona Euro, continua a desacelerar e em junho 11% da população ativa estava desempregada.

O novo executivo será conhecido hoje, sendo esperado que Valls se mantenha à frente do governo, apesar da sua popularidade ser de 36%. Hollande, com 17%, é o presidente mais impopular dos últimos 50 anos. Os ministros da Educação e da Cultura deverão sair com Montebourg, que poderá agora liderar a ala mais esquerdista do PS na rejeição do novo executivo no Parlamento. Esta é a primeira crise do governo de Valls, que em abril substituiu Jean-Marc Ayrault após a derrota nas eleições europeias.


cm.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.