Ministério do Mar busca soluções junto à Electra para preservar a enseada de coral da Laginha em São Vicente

11/06/2023 22:14 - Modificado em 11/06/2023 22:14


O Ministério do Mar está em busca de soluções em parceria com a Electra, visando a preservação da enseada de coral da Laginha, em São Vicente.

A informação foi avancada pelo gabinete de comunicação do ministério, referindo que o ministro Abraão Vicente revelou que foram iniciadas negociações com a empresa, a fim de encontrar alternativas que garantam a qualidade da água e a conservação desse importante ecossistema marinho.

O Ministério do Mar promoveu uma ação de mergulho na enseada de coral da Laginha em São Vicente, este domingo, com o objetivo de destacar a importância da sua preservação.

Abraão Vicente, juntamente com alguns dirigentes do Ministério, realizou o mergulho acompanhado pelo renomado fotógrafo e ambientalista Guilherme Mascarenhas.

Durante o mergulho, o governante enfatizou o compromisso do governo em relação à proteção da enseada de coral da Laginha e anunciou que medidas já estão sendo tomadas para enfrentar o problema que preocupa os ambientalistas locais.

O ministro informou que uma carta de solicitação de fundos internacionais foi enviada, e o governo está disposto a cofinanciar os projetos necessários.

Além disso, foi mencionada uma conversa informal com o responsável pela Electra Norte para desviar o depósito de água da empresa, com o intuito de melhorar a qualidade da água na enseada.

O fotógrafo e ambientalista Guilherme Mascarenhas recebeu com entusiasmo essa iniciativa do ministro e sua equipe. Mascarenhas expressou sua satisfação com a visita do Ministério do Mar e expressou a esperança de que o apoio recebido possibilite a concretização dos projetos de proteção dessa enseada valiosa, que é um privilégio tê-la no centro da cidade.

Sobre a campanha de limpeza realizada nas praias de São Vicente e em outras ilhas do país, o ministro ressaltou a necessidade de um “alerta nacional” para a forma como Cabo Verde trata seus mares e orlas marítimas, destacando que “não devemos apenas culpar o lixo internacional”.

Enfatizou ainda o seu compromisso em liderar um processo coletivo, a partir do Ministério do Mar, para enfrentar essa questão e cumprir com a responsabilidade do país.

Com essa iniciativa, o Ministério do Mar demonstra um compromisso real com a preservação da enseada de coral da Laginha e incentiva a conscientização sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos em Cabo Verde.
AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.