Férias: Do Mindelo para o mundo

19/08/2014 08:14 - Modificado em 19/08/2014 08:14

Férias 2 (1)Durante as férias, todos querem aproveitar para descansar e fazer coisas diferentes. Algumas pessoas têm a oportunidade de sair fora do país. São jovens e sentem-se felizes. Segundo eles, conhecem outras pessoas, outras realidades e algo de diferente para contar quando regressarem para Cabo Verde e para as aulas.

 

Muitos jovens saem fora do país para gozarem as férias, por isso, quando regressam para a escola têm algo de diferente para contar. As nossas entrevistadas, todas estudantes do secundário, conhecem, todos os anos, um país diferente e, para elas, é uma experiência muito boa.

Luana Duarte transitou para o 12º ano e este ano foi para o Brasil na companhia da mãe que foi fazer compras para a sua boutique. A jovem de 18 anos diz que gosta de viajar e como tem essa oportunidade, “aproveito as férias para conhecer os lugares dos meus sonhos”. Começou a viajar há três anos quando os pais a desafiaram a ter boas notas prometendo-lhe uma viagem para o exterior. Desde essa época viaja todos os anos durante as férias. Luana diz que se sente muito bem viajando e o principal “quando volto, dá para contar as experiências que vivi nas férias. Aprendo sempre alguma coisa nova”.

Bárbara Ferreira viaja para a França pela segunda vez consecutiva e, para ela, a experiência é inesquecível. Diz que gosta da França, pois cada ano é diferente. Bárbara que estuda o 12º ano, diz que a oportunidade surgiu através do padrasto que é francês e “conhecer outras pessoas e outros costumes é muito bom, aprendemos a valorizar mais o que é nosso e também a respeitar os costumes dos outros”. Quando regressa às aulas, gosta de contar às amigas como é estar num país diferente de Cabo Verde. A jovem que quer viajar para outro país no próximo ano, diz que nas férias tem de fazer algo de diferente e que fique na memória.

Cláudia Fortes passa as suas férias em Espanha com a família e, segundo ela, está a ser muito bom: “as férias estão óptimas e inesquecíveis”. Para ela, é interessante estar num país diferente para conhecer outras realidades. Para esta jovem de 17 anos, viajar é o seu sonho que quer, a partir de agora, ser a sua companhia para todas as férias: “viajar cada ano para um lugar diferente”.

A maioria dos estudantes que vai para o estrangeiro de férias gosta principalmente de conhecer pessoas, costumes e hábitos diferentes, sem esquecer que quando voltam, contam a todos a experiência de passar as férias fora de Cabo Verde.

 

  1. mindelense

    uns koza sem pe nem cabeça! com tanto assunto mais interessante para falar
    cada um faz o k pode nas suas ferias e nao é do interesse de ninguem saber onde cada qual passa as suas ferias. e a maioria k nao viaja? quero la saber o k uns filhilhos de papai fazem na ferias? ja te na hora dess jornal começa te spia assunt mais serios pa fala e intchi gent paciencia
    fuiii

  2. São Vicente

    Mindelense pelos vistos bo cata lê nenhum jornal, hahahahahaha bo ta moda is político só manda boca e guarda sugestões pa is mandato.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.