Homenagem: Jotamont o nome da morna

9/08/2014 06:30 - Modificado em 9/08/2014 06:30

jotamonteJotamont ou Jorge Fernandes Monteiro foi um músico, maestro, compositor, professor, trompetista cabo-verdiano, com um percurso vincado nas composições de mornas – que no fundo retratavam a forma romântica e poética como via o povo mindelense e as suas vivências. Voginha e Sequeira consideram Jotamont como um dos melhores compositores da morna se sempre . Aliás Jotamonte é também o nome da morna .

 

Jotamont nasceu a 1 de Outubro de 1913 num barco para os Estados Unidos da América. Faleceu a 21 de Novembro de 1998. Frequentou o liceu Gil Eanes no Mindelo e o conservatório em Lisboa. Foi virtuoso no trompete. JOTAMONT, mais conhecido por Jorge Cornitim, é o captor da alma mindelense.

Com um percurso vincado nas composições de mornas – que no fundo retratavam a forma romântica e poética como via o povo mindelense e as suas vivências – deixou um vasto acervo de temas musicais, muitos deles imortalizados pelo povo. Quem não se lembra da famosa morna “Dez Grãozinhos di Terra” interpretada por Cesária Évora ou do “Tchutchinha” – sua primeira composição? Sem se esquecer do tema “São Cente” e “Nhâ Confissão”, a sua composição preferida como o mesmo diz no Livro “Música Cabo-verdiana/Mornas para piano”. Para Voginha, intérprete, compositor e produtor musical, Jotamont é um dos nomes que falando da morna tem de ser lembrado. Voginha considera Jotamont como um dos melhores compositores da morna

 

  1. Djê Guebara

    Bem merecido homanegear a todos os nossos artistas e compositores, è uma honrra quem o merecem por os logros que contrubieram pela nossa musica e a nossa cultura. Obrigado por deixar saber os valores que existiu em estes ilustres caboverdeanos.
    Recordando os domingos la na Praça Nova cuando Jorge Cornitin maestrava a banda e as m’ninhas jovens fasiam Rolas con as sainhas curtas ilustrava as noites do domingo do mindelo. Obrigado Noticias do Norte pelas as recodações do nosso querido Mindelo

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.