“Zootopia”, o jardim zoológico de humanos

8/08/2014 08:54 - Modificado em 8/08/2014 08:54
| Comentários fechados em “Zootopia”, o jardim zoológico de humanos

zoo humanoBjarke Ingels é conhecido pelas propostas arquitetónicas inovadoras e irreverentes, como blocos de apartamentos em forma de montanha ou resorts auto sustentáveis. Agora, desafia os visitantes de jardins zoológicos a trocarem de posições com os animais, num projeto para o Givskud Zoo, aberto em 1969, no sul da Dinamarca.

 

O plano do galardoado arquiteto dinamarquês e da Bjarke Ingels Group (empresa que fundou em 2006), em conjunto com o Zoológico de Givskud, é transformar e expandir o jardim, para permitir uma convivência mais harmoniosa com os animais.

A ideia é libertar os animais, colocando os visitantes no seu lugar, quer dizer, confinados a lugares específicos, escondidos debaixo da terra, ou camuflados por outros objetos, de forma a que os animais selvagens não consigam discernir os seus observadores.

“A tarefa mais importante dos arquitetos é garantir que as nossas cidades oferecem um lugar harmonioso para diferentes pessoas – de diferentes proveniências, economias, géneros, culturas, educações e idades – para que possam viver conjuntamente em harmonia.”, disse um porta-voz do grupo ao The Guardian, e “Em nenhum lugar esse desafio é mais agudo que nos zoos”.

O grupo propõe reduzir as distâncias entre animais e humanos, normalmente separados por artifícios que importunam a vida selvagem, para camuflar os clientes, colocando-os num bunker, debaixo de um monte, para verem os leões, ou atrás de uma densa folhagem de bambu, para observarem os pandas.

O jardim zoológico do grupo pretende oferecer uma experiência em que os visitantes, chegados a uma praça de onde os percursos saem, podem escolher enveredar tanto por um rio na Ásia, como por um passeio pela savana africana, como voar sobre ursos americanos, montados em pequenos teleféricos espelhados que perpassam os diferentes locais e que passam despercebidos aos animais.

 

dn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.