Aluna com média de 17,44 valores não consegue bolsa de estudo para o exterior

8/08/2014 08:15 - Modificado em 8/08/2014 08:15

Isa Cristina, de 17 anos, aluna finalista da Escola Secundária José Augusto Pinto, segunda melhor aluna com uma média de 17,44 tencionava iniciar os estudos universitários em Portugal, onde conseguiu uma vaga no curso de contabilidade. Teve de mudar de planos porque não conseguiu uma bolsa de estudo.

A segunda melhor aluna avança ao NN que sempre se dedicou aos estudos e que se espelhou no irmão que também foi o melhor aluno de Cabo Verde. Apesar de não conseguir uma bolsa para estudar no exterior, Isa diz que o seu empenho continua e já se matriculou no curso de contabilidade no ISCEE.

 

  1. ex professor da isa

    estou enganado ou ainda não saiu a lista dos bolseiros para portugal? ou se refere a bolsas de merito? se for o caso, foi contemplado alunos com medias mais altas do que 17,44 logo não podes reclamar e desculpando-se no rendimento do agregado o que não corresponde a verdade. agora se refere-se ao 1º caso(não consigo encontrar a lista) ai sim, bolsa dito normal são para os carenciados e neste caso, os pais têm condições de te bancar em portugal

  2. roxana aguilera cald

    querida , exige ao Ministerio de Educacion q Declare os nomes dos agraçados q tuveron bolsas e seos promedios . Nao te desanimes cuando estes em portugal podes olhar quem fico con bolsa e logo parte para conferir o derieto ….ate chegares ao inquerito ,nao podes calar por isso passan esas coisas . abrazos ahh o Mint Educ.de Pt pode darte esse dato la !!!!

  3. Andrea Fortes

    Vivo há muitos anos no estrangeiro e infelizmente nao apar da politica de concessão de bolsas em Cabo Verde.
    Gostaria contudo de perguntar a Isa Cristina se em Cabo Verde os alunos escolhem um curso e podem exigir para o curso, no teu caso particular contabilidade, uma bolsa de estudo ou se é a organisacao, creio o Ministério da Educação, que indica quais os cursos que os beneficiantes das bolsas têm de seguir. Antecipadamente Isa um muito obrigado pelo esclarecimento e sucesso nos teus estudos, infelizmente mesmo que tenha de ser a contragosto numa dessas “pseudo universidades” em Cabo Verde.

  4. Miguel Depina

    Kela e kusa nornal na cabo verde : foi o k kontice ku me kantu min tinha 18 anos , ffoi assim: mi era de kes midjor nota de fogo ,s.filipe mas na camara de de s. File tinha 4 bolsas pa coimbra na kel altuta ( 1992) mas como foi na altura de democracia , mim ta fazeba parte de kel democrata um foi regeitado pa caracter polico e prisidente de camara de sao filipe conheceba mi pessoalmente por isso el manda 2 alunu ki tinha passadu ku dificiencia na matematicia e fisica quimica mas era de paicv !!!

  5. zemas

    Conversinha de chacha, em SV todo mundo vai pro quadro de honra e com notas dessas, normalmente quando chegam as universidades o retorno delas universidades realmente da vergonha de ser Cabo-Verdianos, isto e uma palhaçada grande, se o pai tem altos rendimentos estas a espera de bolsa porque? Estranho funcionário publico com rendimento alto bem haja desvios no inps.

  6. Preto Praia

    Meus parabens à Isa Cristina por ter sido uma aluna exemplar, aluna de mérito! parabens tambem aos pais da Isa por todo o apoio que lhe deram, e que, decerto, vão continuar a dar-lhe. Pelas inforfações que tenho, há bons profissionais licenciados em Contabilidade, em Cabo Verde!
    Estudar no estrangeiro é bom, mas tem os seus custos e seus contras!
    Estos à vontade para falar sobre o assunto! eduquei 06 filhos, desde Jardim de Infância até Licenciatura/Mestrado; 03 tiveram meias bolsas do Governo

  7. Preto Praia

    02 se licenciaram no exterior, por conta própria, com recurso a créditos bancários e a esforços da família; por sinal, uma tinha média superior a 18 valores, e, assim direito à bola de mérito!
    Cara Isa, afruta apanhada na árvore,tem maior sabor do que a apanhada no chão!

  8. Na modi!!

    A sério? Que eu saiba para teres bolsa de estudos precisas de ter 17,5 e assim em diante… e desculpe-me informar-te que há IMENSAS pessoas com 18 ou superior, que requesitaram a bolsa, e ainda por cima para Portugal?
    Agora se houve alguma coisa de mal e tu seres umas das pessoas com as melhores notas que se candidataram á bolsa, okay tudo bem… podes te queixar.
    mas primeiro, nao penses que a média que tens é merecedora da bolsa… é altíssima sim, e parabéns (eu tambem tive a mesma média)

  9. Edson da Veiga

    Bem não sei em que escala em que ela é a 2ª melhor aluno, pois terminaram este ano mais 20 alunos com média superior a 18 terminaram o ensino secundário este ano! Mundo de hoje e muito competitivo o melhores tem prioridade!

  10. eunice mendes

    ´existe muitos cabo verdianos na mesma situaçao que ela…………….. é so entender que bolsa nao depende so da media tem ouros criterios a ter em conta

  11. aderito

    ai a corrupçao esteve em alta

  12. JM

    Em CV conseguir essa média não é fácil, é preciso muito estudo e dedicação. Infelizmente, uma aluna brilhante sente-se obrigada a estudar nas pseudo-universidades em CV, que são plenas paisagens sem qualquer credibilidade técnico -científica. Frustraram, de uma vez por todas, o futuro brilhante dessa jovem. Por isso que Cv está como está, pk os melhores estão sempre impedidos(pela cor política, pela corrupção).Bando de FDP e corruptos. Há sempre desculpas para se livrar dos melhores.

  13. Mateus

    O Ex professor da Isa devia falar com ela em “particular” e não expor-se ao ridículo,pois Sr Ex Professor devias ter um pouco de ética ao comentar esta notícia. a Isa ficou a saber que tipos de pessoas a acompanhou e transmitiu os valores. Muito feio este comentário, Sr Ex professor. Aconselho a apaga-lo.

  14. Arlindo Delgado

    Também na Escola Secundária Antonio Silva Pinto, aluno com media de 17.70 não consegui Bolsa de Estudo para Exterior, pergunta que motivação terá os alunos para esforçar para conseguir uma media tão alta e no fim veja alunos com media muito inferior (11,12) a conseguirem bolsa? É um desanimo total. E depois veem pedir os jovens que se esforcem, para quê? Para depois cruzarem os braços e ou cair em desgraça e depois falar mal destes. Que não querem esforçar, não fazem nada, são delinquentes.

  15. joana silva

    Bola já não existe há muito tempo. De mérito? Acho que é uma média superior.
    Procura mais informações e ser esclarecida. Via DFQQ? Só bolsas de mérito e não sei se existem ainda e não é muito dinheiro. Melhor aluna de uma determinada escola não é sinónimo de bolsa ou de melhor nota a nível nacional. Com a inflação dos resultados finais devem existir muitos 18 e 19 e mesmo 17 e … Isa

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.