Está decidido: JMN remodela o Governo entre intocáveis e dispensáveis

5/08/2014 07:43 - Modificado em 5/08/2014 07:43

jmn_pensativo_470x240O líder do PAICV e Primeiro-ministro, já não tem dúvidas e vai avançar com a remodelação do Governo. Os responsáveis das pastas da Educação, Justiça e Negócios Estrangeiros estão no pole position para a saída do governo.

 

O Chefe do Governo acabou com o seu dilema em relação à remodelação do Governo: vai mesmo avançar com a remodelação. Mas a dimensão só será conhecida em Outubro, na rentrée política, altura em que anunciará as caras novas do Governo. O NN sabe que a mira do Chefe do Executivo caiu sobre as pastas que considera que têm “apresentado resultados questionáveis”. E, nessa óptica, Fernanda Marques da Educação é a cabeça de lista para a saída do Governo. A seguir, surge José Carlos, Ministro da Justiça. E em terceiro lugar, o Ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges. Na corda bamba, entre o sai ou fica está a Ministra do Interior, Marisia Morais que balança entre o bom, o razoável e o mau na avaliação da sua passagem pelo ministério. Mas existem aqueles que não começaram bem mas cujo desempenho os colocou de pedra e cal no Governo, isto de acordo com os corredores da Várzea junto do gabinete do PM. E, nesta categoria, estão Sara Lopes que conseguiu fazer avançar a reestruturação da TACV e manteve um diálogo aberto e extra-partidário com os Municípios e Humberto Brito que conseguiu dialogar com os privados e viu o sector energético estabilizado.

Quem também tem lugar cativo é Eva Ortet, que depois de um arranque oscilante, estabilizou a sua performance com o agronegócio, adiantam as nossas fontes. Mas existe a lista dos intocáveis que devem permanecer no Governo independente do desempenho como são os casos de Cristina Fonte, Janira Almada, Rui Semedo, Antero Veiga e Tolentino que é , como se sabe ,pau para toda a obra tratando-se de pastas ministeriais.

Como JMN tinha prometido profundas mexidas no Governo e nas estruturas directivas do Estado, assim algumas empresas públicas terão novos PCA, como são os casos  da ENAPOR e da ASA.

  1. José Manuel de Jesus

    HOMI LI E SIM BURGONHA. EL CA BALE’
    Vira o disco e toca a mesma sinfonia fùnebre

  2. Neves

    O cara merece duras críticas, porque de facto muitas coisas poderia ter sido melhores, muitas decisões poderiam ter sido tomadas de forma diferente… Mas convenhamos que governar nos dias de hoje não é tarefa fácil, acima de tudo num país como Cabo Verde, que vive de estender a mão e com toda a população doutorado!

    Pessoal, antes de criticar, experimentem colocar-se na posição de Chefe do Governo??? Aliás, (para quem não tem familia constituida) experimentem colocar-se como chefe de familia?

  3. antonio dos santos

    NN tem a sua remodelação. Eu tenho outra: não se podendo remodelar JMN, então que seja a Janira Hoffer, H. Brito e Cristina Duarte. São as pastas (Glogalmente) que geraram desemprego, crescimento anémico e dívidas que várias gerações irão pagar. Pelo caminho varia o dos quarteis pela indisposição nos militares e a da Educação que nunca percebi o que foi lá fazer.

  4. Artista

    E O MINISTRO DA CULTURA MÁRIO LÚCIO, este deveria encabeçar a lista das saídas.

  5. Artista

    Ki devia staba na cabeça di lista pa sai é kel incompetente Ministro di Cultura Mário Lúcio ki nada ka sta fazi, só cumé tudo dinheiro di ministério.
    èl é mau é ka ta trarabadja é ka ta cria condições pa sis técnicos trabadja, alé banco di cultura um bom projecto más é ka ta dexal bai pa frente pamodi é ta rabenta dinheiro di banco tudu ku sis projectos di m******da ki ta trazi só desgraça pa país.
    Sr. Primeiro Ministro nu tra kel omi la di la pelo amor di Deus pamodi sinon kau mau pa lado nhó.

  6. Sandrine

    Meu Deus do Ceu e a Fontes, a Cristina Fontes…. o que está lá a fazer…. ela é o 2º HOMEM do governo mas deveria estar abaixo de zero…. Saúde está de rastos desde que ela subiu no trono… Começou com o anterior e culminou com esta vaca louca…. hahaahahahahhahaahha

  7. Desanimada

    Até que em fim.

  8. A cabeça de lista devia ser a Marisa Morais ela sim esta a deixar a Instituição policial de rastos, a criminalidade está imparável não existe estratégia apenas arrogância a começar dela, os cidadãos já não confiam na policia (uma policia que era considerada a mais prestigiada) depois dela estar a frente desta Instituição centenária. Só sabe punir e maltratar a todos premiar nada a desmotivação na policia é total…

  9. criola

    Faço minhas as palavras do Sr. António dos Santos…

  10. Barros

    Esta atitude só peca por não se estender ao próprio primeiro ministro. Este sim teria que encabeçar a lista de saídas da governação. Mais vale um estado de caos sem governo do que ter este «senhor» como xefe do governo. Alguém poderá estar a acusar-me de não saber escrever português por ter escrito Chefe com X, mas para o caso o melhor é escrever com x porque há chefes que tem de ser escrito mesmo com X. Com este «senhor» passamos a ter um país de aldrabões.

  11. tudo na vinha do Sr

    ,jmn nao tens uma so’ pessoa INTELIGENTE ,SENCILLO ,ni CULTO por perto .!!!!! , Eu q vc ,salvo a Sara Lopes e recomendaria a Victor Borges e Corsino Tolentino (exs -educaçao) Sim a Cristina fonte e’ sua amiga .camarada ,melhor dezir a verdade aunque doia : COMO SE LE OCURRE sere candidata !! ????. Piro !!!??? esso sim ten piada ,nao mais q la de inocencio pata presidente do pais!! a seguir esta !!!!!!!!!!!!!! Pero sera bom !! exponerse a uma ELECÇAO tipo primari e’ SAUDAVEL ,

  12. Eduardo Oliveira

    Não so o Màrio Lucio mas a Ministra de uma pasta que nem sabe os seus contornos: a das Comunidades. Ambos estão em lugares destinados aos camaradas, “job for the boy’s”
    Nunca ninguém soube em que consistia este Ministério das Comunidades que apareceu quando a Diàspora apareceu com suas ideias.
    E o Zé Maria ainda não acabou de calfetrar com Ministérios e ministràveis. Isso so acaba quando ele for corrido como vergonha nacional.

  13. Djonsa di kobon

    Eu diria ao Sr(a) Artista que o Mário Lúcio não devia encabeçãr a lista como já devia estar fora do Governo. Não sei o que deu JMN na cabeça de colocar esse palhaço no governo. Ele deve sair ele mais o seu CONJUNTO completo; os diretores de serviço, os presidentos dos institutos, em fim toda escumalha, porque são uns parasitas que não trabalham e ganham balburdia de dinheiro.

  14. Djonsa di kobon

    … É só ver; no IIPC: A Larissa ganha cento tal contos e trabalha no seu jornal “ArteLetra”, ganhando ainda mais, o Vasco Martins nos seus discos, do Luís Tolentino não falemos porque já ele é um bêbado incorregível, o presidente não faz nada ele sta sempre nos cafés “contando partidas que pregou ao Carlos Carvalho”, os diretores arranjados à pressa, como a Samira, sempre a voar de um Concelho para outro gastando ajudas de custo, etc., etc., portanto o Mário devia era ser julgado e não demitido.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.