Estudantes em férias: vida de paródia todos os dias

4/08/2014 07:35 - Modificado em 4/08/2014 07:35

mindeloDurante o Verão, muitos jovens que estudam fora do país regressam de férias e, nesse período, a paródia é a companhia dos estudantes. Alguns dizem que durante as aulas dedicam-se somente aos estudos e que nas férias têm de aproveitar ao máximo, por isso, como nos contam os nossos entrevistados, muitas vezes os pais e os filhos encontram-se somente à noite quando estes se preparam para sair na night.

 

Os jovens têm programas quase todos os dias e, muitas vezes, vêem os pais somente à noite quando os pais vão dormir e os jovens saem para se divertirem.

Djeniffer Vasconcelos estuda o 3º ano de Relações Públicas na Rússia e, todos os anos quando vem de férias, como diz ela, “parodia é todos os dias”. Esta estudante universitária, quando está na Rússia, sai pouco mas quando vem para Cabo Verde encontra-se com os amigos. Os pais de Djenffer, Ana e Lucas Vasconcelos, adiantam a este online que mal vêem a filha. “Encontramo-nos pouco: quando saímos para o trabalho ela ainda está na cama e quando regressamos às quatro horas, ela está em casa de algum amigo”. Tanto os pais como a jovem acham a situação normal porque ela está de férias e quer aproveitar para descansar, mas como diz Djeniffer, “sinto-me cansada mas vale a pena estar com os amigos”.

Soraia Spencer estuda o segundo ano de Medicina no Brasil e, para esta jovem, vir de férias para Cabo Verde é muito bom: “tenho sempre algo para fazer com os amigos”. Soraia tem planos todos os dias: as festas de Verão, a Laginha e a Praça Nova são os lugares que frequenta com assiduidade. Porém, nos dias em que não tem nenhuma festa para ir, “eu e os meus amigos juntamo-nos até tarde para deitarmos a conversa fora e relembrarmos os velhos tempos. Os pais, que estão também de férias, e a filha encontram-se pouco, “cada um vai para o seu caminho”, mas o almoço em família é sagrado e, por isso, a família junta-se ao almoço para estar um pouco junta.

Alana passa os dias na Laginha e, à noite, sai sempre com as amigas. “Gosto de sair, mesmo que não seja para dançar, mas para ver caras novas”. Esta jovem que estuda Relações Internacionais, afirma ao NN que já não consegue ficar em casa, “ainda mais agora com todas estas festa e festivais no Mindelo. Temos de estar em todas”. A mãe de Alana não apoia a ideia de sair todas as noites, mas como ela está de férias, tem de estar com as amigas, por isso, “deixo-a aproveitar as férias”.

Rick Santos passou para o quarto ano de Estudos Farmacêuticos no Brasil e, como afirma, nas férias os momentos são para serem aproveitados: “temos de fazer com que as nossas férias se tornem inesquecíveis, por isso, saio todos os dias”. Rick diz que enquanto estuda, sai pouco em paródias. “Somente em datas especiais para me encontrar com os outros cabo-verdianos” mas, agora de férias, às vezes passa dias sem ver a avó. Segundo ele, a avó preocupa-se muito porque ele passa praticamente todo o dia a dormir: “faço dia-noite e noite-dia”.

A maioria dos estudantes universitários que estuda fora do país sai praticamente todas as noites. Muitos pais não gostam, mas como os filhos estão de férias, deixam-nos aproveitar ao máximo para quando regressarem ao país de acolhimento terem histórias para contar.

  1. Estudante

    Acho bem que os jovens aproveitem as ferias p se divertirem o problema é q o habito de paródias todos os dias em SV não é só de estudantes em ferias,ha muitos jovens que ja estão a trabalhar, pais e mães de bebes e crianças pequenas que fazem a mesma vida dos estudantes em ferias.Alem disso ha caducos e caducas convencidos que são meninos e meninas bonitas a fazerem papel de palhaços nas noites de mindelo. Sinceramente, ha disparates que só fica bem aos jovens,tenham a noção do Ridículo.

  2. Geronimo

    isso acontece somente em Cabo Verde onde tem essa”cultura”. Os jovens podem divertir , mas com moderação.É de “frisar” que lá fora muitos jovens fazem actividades extra curriculares e estágios, e além de ganhar um dinheiro, vão se aperfeiçoando na vida profissional. Pois experiência profissional conta e de que maneira quando terminarem os estudos e vão para o mercado de trabalho. Fica a dica.

  3. Djê Guebara

    Eles näo faz nada de mal,as vacaciones são para gozar principalmente cuando estas longe da tua terra querida.Goza jovens,goza porque a vida sò vive uma vez. ( Os jovens a gozar e bailar,os velhos a dormir)

  4. Liseth

    è verdade muitas pessoas fazem de noite dia e de dia e não é só os estudantes, umas senhoras e senhores que pensam que tem 18 anos,

  5. Margareth

    Com a crise que estamos a atravessar, os jovens vem de ferias, as passagens são custeadas pelos pais, muitas vezes empestamos bancários, os pais mal se encontram com os filhos, porque eles estão na parodia. Onde sai dinheiro para parodia todos os dias, os pais ficam sempre sacrificados, não vivem para sustentarem as parodias dos filhos… são os futuros dirigentes deste pais….

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.