Não está previsto na legislação cabo-verdiana

1/08/2014 02:01 - Modificado em 1/08/2014 02:01

saco de dinheiroNa época dos funcionários iniciarem o período de gozo de férias, procurámos entender mais sobre a questão do subsídio de trabalho. Em conversa com Eduardo Fortes, presidente da União Sindical em São Vicente, este explica que o subsídio de férias é considerado um “complemento salarial que o patrão atribui aos trabalhadores”, de forma a proporcionar aos empregados umas férias mais condignas e folgadas a nível financeiro.

 

“De um modo geral, grande parte dos trabalhadores não tem subsídio de férias”, como sublinha Fortes. O Estado continua a ser o maior empregador do País e na função pública não existe. Mas existem empresas que disponibilizam esse subsídio aos empregados, mas baseado no código interno da empresa. Isto porque, como explica este líder sindical, “não existe subsídio de férias na legislação cabo-verdiana”.

Este é um tema que, segundo Fortes, os sindicatos discutem em momentos pontuais com as empresas. Mas, este mesmo tema ficou de fora do conselho de concertação social. Isto tanto pelas reivindicações já existentes quanto pelo pedido do Governo em consideração do momento financeiro que o País vive.

Mas este subsídio, visto a olhos nus, é considerado importante, pois, quando o salário chega no período de férias, ele já está comprometido com as responsabilidades correntes das famílias e este subsídio serviria para ajudar a ter umas férias diferentes, folgadas e sem comprometer o salário.

  1. Não existe subsídio na legislação Caboverdeana, mas por outro lado existe Taxas e impostos que o Governo quase todos os anos vai aumentando.

  2. Samira Fortes

    Como professora e nao só eu apenas mas muitas colegas no ensino levadas pela promessa de JMN de nos pagar o subsidio de ferias fomos aliciadas na sua quase totalidade a votar no Paicv.
    Uma vez mais ludibriadas e vitimas da nossa ganância e mentalidade de clientismo político.
    Da próxima vez vamos votar conscientemente, tudo, mas menos nesse partido maquiavélico que é o Paicv.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.