Turismo interno: São Vicente tem os seus encantos

30/07/2014 07:56 - Modificado em 30/07/2014 07:56

mindelo5Estamos ainda no mês de Julho e a ilha de São Vicente tem acolhido pessoas de diversas ilhas, cada uma com o seu objectivo específico. Para além de acolher muitos emigrantes, São Vicente também já recebe muitas pessoas vindas de outras ilhas com o objectivo de passarem férias.

 

A cidade do Mindelo não é apenas um atractivo para os turistas. Também muitos nacionais estão a escolher a ilha para passarem as férias na companhia de amigos e familiares.

Numa ilha onde prevalece a cultura, praias, passatempos nocturnos e muita diversão, as perspectivas  para as férias dos entrevistados são muitas.

Bryan Soares tem 23 anos, é natural de São Nicolau e um dos seus sonhos era conhecer São Vicente, ilha onde nasceu seu pai. Bryan chegou a São Vicente há poucos dias acompanhado pelo pai Corsinio Soares que também veio desfrutar das suas férias na sua ilha natal.

Bryan conta que trabalha numa empresa de contabilidade e que fez as suas economias para poder tirar férias no Mindelo. As suas perspectivas são de passear muito com os seus primos em São Vicente, conhecer as discotecas, as praias, enfim, conhecer a ilha.

São vários os motivos que trazem pessoas de outras ilhas a passarem férias, umas por diversão, comemorações, admiração, outras para consultas, conhecerem e visitarem familiares.

O casal Márcio e Gilda é natural da ilha de São Vicente, mas há muitos anos que reside na cidade da Praia. Resolveu agora desfrutar das suas férias no Mindelo. Gilda Gonçalves confessa que o que mais motivou a vinda a São Vicente, foi a celebração do 95º aniversário da avó que acontece no mês de Agosto e ainda, a possibilidade de participar no Festival da Baía das Gatas que há vários anos não tem tido oportunidade de participar.

Trouxeram os dois filhos, Mágda e Gilson, para conhecerem não só os avós, como também a Praça Nova, um local onde os pais brincaram muito durante a infância.

Ivan Coronel, um salense que há dez anos que não visitava São Vicente, conta ao NN que já está tudo combinado com os seus amigos para desfrutar da melhor forma as férias na ilha. “Divertiu-se muito durante o Festival da Laginha, não deixará de ir ao Festival que se realiza em Salamansa e não perderá o grande Festival da Baía das Gatas”. Questionado sobre os artistas que actuarão no Festival da Baía das Gatas o mesmo avança que já ouviu falar mas, qualquer que sejam os artistas escolhidos, estará presente porque gosta bastante de estar em São Vicente e curtir o ambiente de festas. O mesmo pretende passar os três dias do Festival da Laginha juntamente com os amigos.

Tânia veio da Ilha da Boavista e enquanto aproveita as férias no Mindelo, diz que também vai fazer consultas porque na ilha onde reside não existem consultas de especialização, por isso, quando há oportunidade e transporte, as pessoas aproveitam as férias para fazerem consultas na ilha de Santiago ou de São Vicente. No caso dela, a escolha caiu na Ilha de São Vicente porque tem muitos amigos mindelenses que conheceu na ilha da Boa Vista.

  1. Djê Guebara

    Êse è q soncente curação d’Cabverd: Terra d’B’leza,Terra de serenata,terra d’ligria:
    Para quem chegar na minha ilhinha do encanto que ao regressar leva consigo no coração um pedacinho da ilha maravilhosa que è soncente dos meus amores.
    São Vicente meu berço, minha terra,minha amada,donde o meu cordão umbilical foi enterrado na minha ilhinha do encanto.(Desde da Florida, sou Djê Guebara)

  2. Djê Guebara

    Êse è q soncent
    curação d’cabverd
    Hora qui nò bai
    nôx camim p’stranger
    no ta lembra q’ma
    soncent è q nôx terra
    Terra d’B’Leza terra di serenata
    Êse è q soncent
    curação d’cabverd

    Mindeeelo ceitam
    êse morna di amor
    Deus ta dam nha vida
    ma saùde pam regressà
    pa nha terra querida.
    Såo Vicente,Tu estas no meu coração.
    Djê Guebara:

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.