Ribeira Grande preparada para as chuvas

25/07/2014 08:41 - Modificado em 25/07/2014 08:41
| Comentários fechados em Ribeira Grande preparada para as chuvas

Orlando DelgadoA cidade da Ribeira Grande já está preparada para as chuvas. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, já foi elaborado um plano para tentar mitigar possíveis efeitos nefastos. Mas, para ele, não se consegue resolver o problema do isolamento de algumas zonas, porque a maior parte das estradas está no leito das ribeiras e têm dificuldades também em termos de equipamentos.

Em entrevista ao NN, Orlando Delgado afirma que já visitaram algumas zonas emergentes e ainda não conseguiram efectuar a pavimentação ou calçada nos lugares de difícil circulação na época das chuvas, de forma que “a Câmara Municipal elaborou um plano que vai ser executado para tentar mitigar possíveis efeitos nefastos com as cheias”.

Para o Presidente, as ligações entre as localidades já foram mais difíceis e, com as pontes, o problema foi resolvido em parte mas, “infelizmente, até agora, as chuvas causam grandes problemas às pessoas do meio rural com as estradas isoladas”. Por isso, o presidente defende a construção das estradas de penetração para resolver o problema do isolamento.

Ainda que no centro da cidade já se tenham conseguido resolver alguns problemas de isolamento, segundo o Presidente, por mais que se faça não se consegue resolver o problema do isolamento nos meios rurais porque, “a maior parte das estradas está no leito das ribeiras e os centros ficam sempre isolados, como mini-ilhas”. Orlando Delgado afirma que não conseguem estabelecer ligações rapidamente: “temos algumas dificuldades em termos de equipamentos, são precisas máquinas”. Quando a máquina está num sítio não conseguem tirá-la para colocá-la no outro: “temos que deixar a água baixar de forma que demora alguns dias. Há constrangimentos que são próprios da natureza”.

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado disse que já fizeram um primeiro encontro com os serviços dos bombeiros voluntários, com todas as delegações municipais e com outros serviços a nível de conselho para, juntos, encontrarem as melhores soluções.

A cidade da Ribeira Grande já está preparada e afirmam que “já estamos habituados com as chuvas” e esperam que venha de forma moderada de modo a poderem trabalhar com poucos prejuízos e preocupações por parte das pessoas.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.