Deputado do PAICV critica governo por falta de avanços no turismo e transportes em Cabo Verde

7/06/2023 15:08 - Modificado em 7/06/2023 15:08


O deputado do PAICV, Walter Évora, no parlamento, criticou, hoje, o governo por não ter qualificado o produto turístico, diversificado a oferta e os mercados emissores, além de apontar deficiências no saneamento básico, nas infraestruturas de saúde e nas estradas de acesso às zonas turísticas. E também mencionou a falta de investimento no setor produtivo nacional, problemas nas ligações marítimas e a não integração do patrimônio natural e cultural na oferta turística.

Segundo o parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o governo não conseguiu alcançar avanços significativos no setor do turismo e dos transportes.

Walter Évora alega que o facto de Cabo Verde, não ter conseguido qualificar o produto turístico, diversificar a oferta e os mercados emissores, resulta em vulnerabilidades económicas e dificuldades para um desenvolvimento sustentável do setor.

Também ressaltou deficiências no saneamento básico, nas infraestruturas de saúde e nas estradas de acesso às zonas turísticas. “Temos deficiência a nível do saneamento básico e uma grande deficiência a nível das infraestruturas e equipamentos de saúde que são fundamentais para a qualificação do destino”, disse.

Évora mencionou a falta de investimento no setor produtivo nacional, o que a seu ver impede as empresas locais de fornecerem produtos e serviços para o setor do turismo. As poucas empresas que conseguem atender essa demanda, sublinhou, enfrentam dificuldades devido aos problemas nas ligações marítimas.

O que também é uma preocupação para o partido é a falta de integração do patrimônio natural e cultural na oferta turística, ressaltando a falta de investimento na requalificação urbana, mencionando a situação da cidade de Sal Rei, na ilha da Boavista.

A mesma fonte criticou o governo em relação ao fundo do turismo, citando relatórios que apontam pagamentos indevidos e desembolsos irregulares. “O relatório da Inspeção Geral das Finanças que veio agora a público demonstra pagamentos indevidos, financiamentos sem cumprir a legalidade, desembolsos de forma irregular e sem justificação valores recebidos, desvios de fins, duplo financiamento”, apontou.

Em relação aos transportes, o deputado apontou o agravamento do IVA sobre o turismo e da taxa turística, bem como uma dívida significativa com agências de viagem e criticou a falta de ligações aéreas inter-ilhas suficientes e os preços exorbitantes.

O mesmo referiu o desmantelamento do setor dos transportes, retirando os TACV dos voos domésticos e a privatização dos TACV para um parceiro que deixou a empresa “mergulhada em dívidas”.

Apesar destes “problemas do sector”, o Ministro do Turismo e transportes reconheceu no parlamento, o “impacto profundo” da covid-19 no turismo e destacou “medidas adequadas” que estão a ajudar na aceleração do ritmo de crescimento do setor.

E ainda sobre os transportes, o deputado do MpD, Euclides Silva sublinhou que “o acesso permanente e seguro às diferentes ilhas de Cabo Verde é fundamental para o desenvolvimento equilibrado de nosso arquipélago”.

“Neste sentido, temos visto um Governo focado e a investir na modernização e expansão dos aeroportos e portos, garantindo que todos os cabo-verdianos tenham acesso a serviços de transporte eficientes e de qualidade”, sublinhou este deputado.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.