Putin promete “total cooperação” na recuperação dos corpos do avião malaio

21/07/2014 08:33 - Modificado em 21/07/2014 08:33
| Comentários fechados em Putin promete “total cooperação” na recuperação dos corpos do avião malaio

PutinO Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu “total cooperação” ao primeiro-ministro holandês para que os corpos das vítimas e as caixas negras do voo MH17 possam ser recuperados no leste da Ucrânia, informou, esta segunda-feira, o governo holandês.

“A propósito do comboio em que estão os numerosos corpos das vítimas e sobre a entrega das caixas negras, ele [Vladimir Puttin] prometeu a sua total cooperação”, disse à agência AFP um porta-voz do governo holandês, que recusou identificar-se.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutten, que teve domingo à noite uma conversa telefónica com Putin, supostamente para este exerça a sua influência sobre os rebeldes na Ucrânia, tendo sido este o terceiro telefonema depois de que ocorreu a tragédia que custou a vida a 298 pessoas, das quais 193 holandeses.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines despenhou-se na quinta-feira, muito provavelmente por ter sido atingido por um míssil terra-ar, numa zona controlada por rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.

A indignação alastrou por todo o mundo, após os rebeldes terem levado os corpos e impedido o acesso ao local da tragédia.

Cerca de 250 corpos foram, entretanto, colocados num comboio frigorífico numa cidade próxima do local do acidente.

Durante a conversa telefónica, Puttin prometeu a Mark Rutte ajudar no sentido de que as duas caixas negras do avião sejam entregues aos inspetores internacionais e que o acesso ao local não seja de novo impedido.

Os rebeldes pró-russos afirmaram terem em sua posse as caixas negras que são essenciais para que se faça o inquérito sobre as causas que motivaram a catástrofe.

jn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.