Confeccionar e vender pastéis para sustentar os filhos

17/07/2014 08:24 - Modificado em 17/07/2014 08:25

pastelDavidson Fonseca mais conhecido por “Cigarine”, sabe preparar muito bem fatiotas, mas neste momento, os pastéis são a sua prioridade. Aprendeu a fazer pastéis com a mãe e, hoje, com as necessidades da vida, esse saber ajuda-o a sustentar os filhos que cria sozinho.

 

“Cigarine” como é conhecido por todos, tem 27 anos e mora em Chã de Tiliza. Aprendeu a fazer pastéis com a mãe quando jovem e ela dizia sempre “que algum dia esse saber há-de servir como um recurso na vida”. Agora, com esse dom, sustenta os três filhos pequenos: “o primeiro de uma mãe e os outros dois de outra, pois a vida tornou-se difícil”. A mãe abandonou-os e viajou e “Cigarine” teve de dar a volta à situação para sustentá-los “com um trabalho digno”. Acrescenta ainda que faz e vende pastéis “não só por necessidade mas também porque trabalho com amor”.

Questionado sobre a reacção das pessoas sobre essa nova profissão ele mostra-se satisfeito. “Por acaso, tenho tido muita adesão por parte das pessoas e sabem que estou a fazer algo de bom para os meus filhos”. “Cigarine” consegue vender os seus pastéis sem sair da zona de Chã de Tiliza: “as pessoas gostam dos meus pastéis”.

Com o lucro que “Cigarine” ganha, “às vezes ronda os seiscentos escudos” ele diz que compra produtos para confeccionar os pastéis do dia seguinte e comida para ele e para os filhos. No entanto, há alguns dias, não fez pastéis: “com o dinheiro que lucrei tive de comprar água e produtos para lavar as roupas” e, para complicar as coisas, o gás acabou. “Cigarine” espera apenas arranjar dinheiro para continuar a confeccionar e vender os seus pastéis.

Trabalhava como manobrador de auto-betoneira da MSF, mas em 2011 ficou desempregado e, desde essa altura, trabalha quando encontra algo para fazer. Mas como passava muito tempo sem trabalhar, optou por fazer e vender pastéis: “é um trabalho digno e gosto de o fazer”.

  1. Muito bem

    Isso mesmo, gostei muito. Você é um exemplo de um jovem muito corajoso. si todo o mundo toma essa posição não haverá mais delinquentes na nossa terra. Que Deus te abençoa você e a vossa família.

  2. Djê Guebara

    Tu ès um homem exemplar que todos deveriam de copiar,porque todo o trabalho que o homem faz para criar e sustentar os filhos serão honrrados.Por isso te dedico esta benção.
    Desu te ajuda,Deus te veja, Deus te ponha no altar, Deus te concede a virtude de ter honrra e ter carinho, sem inveja e nem vergonha a trabalhar. Amen.

  3. Artur Rocha

    Tive muito gosto em ler as tuas palavras. Fiz o mesmo para ajudar a minha mãe a mandar-me para a escola, a mim e aos meus irmãos. Penso que tudo o que fazemos com amor principalmente para aqueles que amamos é abençoado por Deus. Diga aos teus clientes com maior poder de compra que te avancem a quantia correspondente a, digamos, duas semanas de pastéis, para comprares os ingredientes.
    Abraço

  4. anonimo

    Ola bon día
    Adorei a noticia pq e mesmo difícil ver un homen fazer isso para os filhos
    Olha sua uma cidadao caboverdiana residente na España e gostaria de ajudar a esse joven. Podían fasilitarme o contacto dele por favor. Obrigada

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.