Dia Nacional da Segurança Social: assuntos a revolver a bem do sistema

16/07/2014 01:19 - Modificado em 16/07/2014 13:15
| Comentários fechados em Dia Nacional da Segurança Social: assuntos a revolver a bem do sistema

leonesa fortesNo Dia Nacional da Segurança Social a presidente do conselho de administração da INPS, Leonesa Fortes, congratula-se com os “ganhos alcançados” pelo sistema. Mesmo com a necessidade de alargar a base  contributiva, segundos os responsáveis do INPS e governamentais, o facto de trinta e oito por cento da população estar coberta pelo sistema de previdência social é satisfatório.

 

E acrescenta a lista de ganhos alcançados, o facto de os funcionários públicos estarem abrangidos pelo sistema de previdência social, a aprovação de diplomas para os trabalhadores por conta própria, dos serviços domésticos e ainda o alargamento dos benefícios a todos os segurados e seus familiares. O primeiro-ministro, José Maria Neves, adiciona a lista de desafios a necessidade de criação de um fundo de garantia para as pensões. A qual junta a questão da criação do fundo de desemprego, e o fundo de gestão das pensões.

Para Leonesa Fortes  apesar da juventude do sistema de segurança e o país ser jovem “tem sido determinado numa visão muito grande em matéria de protecção social”. Mas sublinha como o grande desafio a sustentabilidade do sistema de protecção social de forma a “encontra mecanismos e vias para garantir para que o sistema continue operante e a abarcar cada vez mais pessoa”. E como forma de manter o sistema a PCA do INPS rejeita a questão de aumentar a taxa contributiva como forma de aumentar a base.

 

 

titulo corrigido as  13 . 12 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.