Cadeia da Ponta do Sol: os presos estão a ser transferidos sem conhecimento dos familiares

11/07/2014 00:49 - Modificado em 11/07/2014 00:49

Cadeia de Ponta do SolO Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, em entrevista à RCV disse que os presos estão a ser transferidos para São Vicente sem conhecimento dos familiares. O Director-Geral dos serviços penitenciários Jacob Vicente, afirma que estão a agir em conformidade com o código penal.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, não sabe responder ao facto dos presos estarem a ser transferidos para São Vicente sem o conhecimento dos familiares. “Ficamos surpresos com pessoas que vieram do interior para visitar os seus presos e estes foram transferidos sem dar nenhum cavaco a ninguém, sem contactar os familiares”.

Orlando Delgado diz que pura e simplesmente essa cadeia está a ser desmantelada de forma sorrateira, “pensando como se as pessoas fossem números”. Acrescenta que a Cadeia Municipal é uma estrutura importante que permite uma articulação permanente entre os presos e os familiares, e deslocando os presos para São Vicente, vai desestruturar completamente todo o ambiente familiar: “não pensam no impacte social que isso causa junto das famílias”.

Orlando Delgado preocupa-se também com os funcionários da Cadeia da Ponta do Sol: “de um momento para o outro são deslocalizados para outras paragens de Cabo Verde só porque se quer poupar meia dúzia de tostões”.

O Director-Geral dos serviços penitenciários Jacob Vicente afirma à RCV que não há quebra de acordos e que os presos estão a ser transferidos em conformidade com o que diz o código penal: “ter reclusos que estão condenados até dois anos de prisão nas cadeias regionais e os restantes reclusos devem cumprir as suas penas nas cadeias centrais do país”.

Jacob Vicente afirma que não entende estas reivindicações porque está tudo conforme a lei e diz que  “em nenhuma parte do mundo quando recluso está a ser transferido a família  é avisada. “Quando a transferência já está efectivada é que se comunica à família e a outros órgãos que devemos comunicar por questões de segurança penitenciária e social.

O Director-Geral dos serviços penitenciários Jacob Vicente garantiu que a cadeia da Ponta do Sol não vai ser fechada, mas sabe-se que já só estão 12 dos 67 presos que lá estavam.

 

  1. Irene Fontes

    O titulo do artigo é infeliz para não dizer idiota.
    Os presos não preveniram antes de cometer os seus actos.
    Não se “lembraram” de avisar as autoridades das suas intenções.
    Etc.
    Tenham juizo e não me façam perder a paciência.Tenho filhos menores.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.