Prostesto nas comemorações do 5 de Julho: Grupo de considera que a sua liberdade de expressão foi violada

10/07/2014 01:25 - Modificado em 10/07/2014 01:25

5 julhoAs comemorações do 39º ano aniversário da Independência de Cabo Verde tiveram em paralelo uma manifestação de um grupo de jovens que quiseram se posicionar contra o “ branqueamento da história do partido único”. Teve como centro a Praça Amílcar Cabral e um monumento  que foi erguido em frente ao hotel onde estava a comitiva governamental  para as celebrações. Só que o material acabou  por ser retirado  pela Fiscalização da CMSV , isto depois do vereador , Humbeto Lélis , ter falado com os jovens pedindo que retirassem os cartazas ,porque no pedido de licenciamento que deu entrada na CMSV constava que iam realizar outra coisa.

 

Vander Gomes, um dos integrantes do grupo, diz que sentiram-se triste com a medida mas ao mesmo contente porque deram razão ao que tinham feito.

“Acabamos por sentir que a opinião não era somente nossa mas de muitas pessoa”, como sublinha. Mas sente que  a liberdade de expressão do grupo foi reprimida E acrescenta que mesmo as autoridades polícias tentaram dissuadir o propósito de fazer o protesto. E falam em intimidação com tentativa de retirar os cartazes. Mas afirma que estavam na posse de uma autorização para tal acção.. O grupo sublinha que não conseguiram entregar o documento porque a secretaria estava fechada mas tinham autorização do Município para o protesto.  Mas o vereador da CMSV , Humberto Lélis  disse a NN  que o pedido que despachou “ dizia que o grupo ia realizar uma actividade na Praça Nova em comemoração do 5 de Julho” e fugiram do objecto do pedido .

Os motivos e resultados

Zacarias Delgado, um dos organizadores, afirma que notaram uma tentativa de politizar o 5 Julho, além de quererem “endeusar pessoas que pertenciam ao partido do tempo da ditadura . E foi nesse âmbito para não esquecer passado, melhorar o futuro e para não acontecer coisas do tipo”, como sublinha que  através de livros e relatos de pessoas não queriam homenagear quem “maltratou seus familiares e outras pessoas”.

E o resultado na opinião dos  organizadores foi positivo. Garantem que receberam muito apoio das pessoas que passaram no local, em reconhecimento do trabalho que fizeram. “O feedback foi positivo com jovens a darem parabéns para a iniciativa, e também pessoas mais velhas a dizerem  que se  revêem nas coisas que colocamos”, como sublinha Vander.

  1. Jovem

    É uma Pena ver jovens a serem manipulados por gente que quer chegar a todo custa ao poder. Não foi esses jovens os mentores dessa cena triste. Foi o António Jorge Delgado, Jorge Santos e outros que estiveram lá o dia todo na Praça a orquestrar o acto.
    Todo aquele que fez algo por CV deve ser homenageado Ex: 1º Governo, 1º PM de CV independente, assim com 1º PM de CV Democrático. Essa é a nossa história.

  2. Independente

    O MPD desorientado continua a não querer aceitar a realidade,os homenes e as mulheres que lutaram pela a nossa Independecia merecem ser homenagiados e isto deveria acontecer todos os anos,porque se reparar-mos bem estes eram muito jovens na altura quando assumiram a luta contra o colonialismo por isso merecem todo o nosso respeito, ” grupo” MPD continuam a insentivar jovens a criarem disturbios e na comunicação social apresentam como defensor e precupados com os jovens,que vergonha!!!

  3. Maria Jose

    E esperavam o quê? Tiveram sorte nao levaram xibatadas. Assim age o PAICV. Autoritariamente.

  4. Crítica

    É uma pena. MpD não serve para governar o nosso país. Não tem ideia que encaixe na democracia, pior ainda, incentiva a delinquência.

  5. Delgado

    MpD ka tem ramed. Se ese pesoal de MpD tava governa Cabo Verde ne tempe de pertide uniku nos era um kopia de Kambodja de Pol Pot.

  6. Jose

    Sr. Jovem, é preciso que se saiba a afronta, a Tortura a repressão por que passou o povo de Cabo Verde nas mãos do partido único, dirigido pelos então auto intitulados de melhores filhos da nossa terra, e que agora querem lavar a imagem no dia 5 de Julho.

    Independência todos nós quisemo-la, lutamos por ela, enfrentamos perigos aqui na terra lutando contra o colonialismo. Libertamo-nos do colonialismo, e passamos a ser Torturados pelos melhores filhos da nossa terra. Informe-se e não acreditará.

  7. Silvério Marques

    Meu caro Jovem.
    Vamos homenagear todos os ditadores do Mundo, a começar por Hitler, Stalin, Pinochet pela simples razão de terem feito obras de desenvolvimento e bem estar dos seus países. JOVEM não tenha tão má ideia dos seus colegas. Viram os pais, avós, tios e outros parentes e amigos a serem presos sem culpa formada e torturados ou mortos. Proponho-lhe que chame á pedra o senhor Dr. Onésimo da Silveira, autor do livro – TORTURA EM NOME DO PARTIDO ÚNICO. Ele foi deputado do PAICV.

  8. Silvério Marques

    Salazar era um ditador e chefe de um partido único com polícia política que prendeu e torturou muitos cabo verdianos. Pedro Pires é um ditador porque na altura era Primeiro Ministro, lider de um partido único, o PAICV e mandou torturar muitos presos políticos e alguns morreram por causa das torturas. Tinha uma polícia política e não haviam liberdade de expressão e reunião. Quer mais obras da ditadurado primeiro governo de Pedro Pires agora condecorado ?

  9. Lino Pinto Monteiro

    Julguei que tinha sido a PN a actuar. Então houve ou não violência. Pergunto isso, já que em outras páginas deu-me a ideia de de ter havido confrontos. Nem a TCV ou RCV deram quaisquer informações. Não sei se outras rádios ou tv’s deram a notícia.

  10. MULHER COM 57 ANOS

    CONCORDO COM ESTE COMENTERISTA MPD GOSTA DE USAR OS JOVEM PARA COISAS NEGATIVO PARA CHEGAR O PODER .É DE BOM TOM HOMENEGAR O Iº GOVERNO QUE CABO VERDE INDEPENDENTE QUE DEU SANGUE MUITO JOVEM PARA ESTE PAIS TORNAR O QUE TORNOU .MPD QUE SE CUIDA PAICV JA MANDOU 30ANOS É MUITO SIGNIFICADO PARA UM PARTIDO .O MPD NÃO CONSEGUIU MANDAR BEM NEN DOIS MANDATO .AINDA O PAICV VAI COMEMORA OS 40 ANOS COM MUITA POMBA .DEUS QUERO QUE ESTOU VIVO JUNTAMENTE COM PAICV

  11. MS

    Por que raios! é que acha(m) que houve manipulação? Porque foi uma manifestação de desagrado? Se fosse de apoio “àquilo” tal manipulação teria sido equacionada? O “jovem” insinua mentores “suspeitos”, di oto rubêra, dando a entender, supostamente, havê-los (mentores) de fina napa, esses, sim, credíveis, credenciados, e o raio! É isso? Será que os jovens da nossa terra não pensam pelas suas próprias cabeças, carecendo de mentores “n’importe qui”, cães-guia, faróis “luz e guia”, et-ce-te-rá?

  12. Steven

    A história de Cabo Verde começa com a chegada dos portuguese e não com a independência. Querem esconder a realidade de Cabo Verde, Paigc não descobriu coisa nenhuma, pelo contrário só fez mal ao seu povo.

  13. JOÃO FORTES

    TODOS OS DIRIGENTES DO PARTIDO ÚNICO DEVIAM ESTAR NA CADEIA PELAS ATROCIDADES QUE FIZERAM AO POVO. DEVIAM SER OGRIGADOS A DEVOLVER TODO O DINHEIRO QUE ROUBARAM DO COFRE DO ESTADO. SÃO E SERÃO SEMPRE UNS BANDIDOS. DEVIAMOS ERA HOMENEGEAR AS PESSOAS QUE ELES TORTURARAM E AS FAMÍLIAS QUE ELES DESINTEGRARAM. MUITOS FUGIRAM DE CABO VERDE POR CAUSA DO PAIGC. MUITOS IMIGRANTES PERDERAM OS SEUS TRABALHOS PORQUE JÁ NÃO PODIAM TRABALHAR LA FORA COM O PASSAPORTE DE CABO VERDE.

  14. JOÃO FORTES

    SÓ OS INIMIGOS DE CABO VERDE É QUE ABRAÇAM O PARTIDO ÚNICO.
    A UCID FOI O ÚNICO A COMBATER O PARTIDO ÚNICO E A AJUDAR O POVO DE CABO VERDE. MAS AGORA O ANTÓNIO MONTEIRO ESTÁ A VENDER A UCID A QUEM DER MAIS. AO MPD COM OS 150 MIL CONTOS DE EMPRÉSTIMOS E DEPOIS AO PAICV PARA CONSEGUIR NAVAMENTE UM LUGAR NO PARLAMENTO.
    FORA COM OS TRAIDORES DA PÁTRIA E CAMALIÕES.

  15. Soncente

    Basta perguntar que é o pai do Zacarias Delgado???
    De facto, está na hora de se dizer “kenha ku kenha”, sim nomes e caras, a cometer os excessos no tempo do partido único.
    Não há dúvidas que foram cometidas, mas não são os partidos ou os regimes que cometem atrocidades. São pessoas. E é fácil concluir que os mandantes foram os tais líderes que se tenta crucificar, não é?

    Nomes aos bois, vá!

  16. Soncente

    Para não ficar dúvidas, o Zacarias é filho de um tal Feijoada. Conhecem???

  17. Jovem de 51 anos

    Obrigado por me chamarem jovem aliás se o António Jorge, o Carlos Veiga são jovens eu sou mesmo é uma criança de 51 anos. Foi um falhanço total esse andaime a que querem chamar monumento. Ridículo

  18. Ao Sr Jovem

    É sr Jovem, temos que homenagear todos aqueles que orpimiram o nosso povo! Precisas conhecer a verdadeira história de CV.

  19. Ao Sr Jovem

    É sr Jovem, temos que homenagear todos aqueles que oprimiram o nosso povo! Precisas conhecer a verdadeira história de CV.

  20. Coronel

    Sim eles devem ser homenegeados, mas sem esquecer os assasinados e abusos que todos nos sabemos que cometeram,

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.