Gastos com o 39 º aniversário: Governo gastou o mínimo na festa máxima do país

9/07/2014 00:25 - Modificado em 9/07/2014 00:25

EscudosA realização das cerimónias da festa da Independência de Cabo Verde , em São Vicente  custou ao Estado cerca de três mil contos. Nada que compare com os 75 mil contos gastos nos festejos do 30º aniversario realizados na Praia .

 

Em São Vicente as despesas estiveram divididas entre a sessão solene comemorativa do 5 de Julho e as despesas de viagem e hospedagem do Presidente da República, dos deputados da Nação, do elenco governamental e de outras entidades oficiais.

Este valor foi bastante inferior, se se tomar como referência o orçamento das festas comemorativas do 30º Aniversário da Independência que rondou os 75 mil contos cabo-verdianos. O programa das festividades de 2005 teve como ponto central o espectáculo Dia D, coordenado pelo artista Mário Lúcio e produzido pela Malá Produções, o acto solene na Assembleia Nacional, a parada militar e a recriação simbólica do dia 5 de Julho de 1975 na Avenida Cidade de Lisboa, o Jantar de gala oferecido pelo Presidente da República da altura, Pedro Pires, e o espectáculo da Geração da Independência.

A realização das comemorações em São Vicente partiu da iniciativa dos deputados da Nação com o objectivo de descentralizar as comemorações, como fizeram questão de sublinhar, de enaltecer o papel que a ilha teve no processo de independência e o facto do primeiro Governo e o primeiro programa do Governo ter sido apresentado na ilha.

  1. Geronimo

    Queria deixar claro que a Independência é de todos nós. Então a cerimónia devia ser num lugar aberto ao público, e não na Academia jotamont, para uma minoria de gatos pingados.

  2. antonia sousa

    Um gasto proporcional aos recursos de um povo k +/- 1/2 sobrevive graças a solidariedade dos familiares e amigos benevolentes. P/ menos alguém teve juizo.
    Bem haja … .

  3. uau

    digam isto ao mpd na pessoa do ulisses que foi contra

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.