Austrália e Japão “finalmente” assinam tratado de livre comércio

8/07/2014 08:42 - Modificado em 8/07/2014 08:42
| Comentários fechados em Austrália e Japão “finalmente” assinam tratado de livre comércio

livre comercioA Austrália e o Japão celebraram um tratado de livre comércio, após sete anos de negociações, numa cerimónia, em Camberra, na qual foi assinado um acordo de transferência de tecnologia e material de Defesa.

 

O Acordo de Associação Económica Japão-Austrália foi assinado pelo primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, e pelo seu homólogo nipónico, Shinzo Abe, que realiza uma visita oficial de três dias ao país.

O tratado de livre comércio permitirá que 97% das exportações australianas para o mercado japonês beneficiem de acesso preferencial ou da isenção de taxas aduaneiras.

A título de exemplo, as taxas sobre a carne, o principal produto que a Austrália vende ao Japão, serão paulatinamente reduzidas até metade por via do tratado, o que irá permitir ao setor australiano “poupar” 400 milhões de dólares anualmente, o qual contribuirá, de igual modo, para impulsionar o investimento japonês na Austrália.

Em paralelo, Camberra e Tóquio firmaram um acordo para a transferência de tecnologia e material de Defesa, um feito que surge depois de o Governo japonês ter realizado, a 01 de julho, uma histórica e controversa alteração da sua pacifista Constituição, adotada depois da II Guerra Mundial, que lhe permitirá, pela primeira vez, ajudar militarmente os aliados caso estes sejam atacados.

oje.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.