Superação: Deficiente visual apaixonada pela costura

7/07/2014 07:51 - Modificado em 7/07/2014 07:51
| Comentários fechados em Superação: Deficiente visual apaixonada pela costura

cegos costuramAs limitações visuais nunca a impediram de realizar sonhos e fantasias

 

Margarida de 59 anos, conta que ficou cega ainda criança, depois de ser contagiada por uma doença que nem ela mesma sabe explicar. Para além de ser jovem de espírito, a sua deficiência não a impediu de superar as barreiras que a vida lhe colocou. D. Margarida é totalmente independente, faz todas as suas tarefas domésticas mas, o que mais impressiona é a sua habilidade e paixão pela costura.

Margarida vive com uma filha na Ribeira de Craquinha. Teve cinco filhos, três dos quais se encontram no estrangeiro. Ela depende dos filhos para sobreviver. “Os meus filhos são abençoados por Deus, são eles que me enviam dinheiro para que eu me possa sustentar”.

A mesma diz fazer todas as suas tarefas domésticas sem ajuda de ninguém. “Não dependo de ninguém nem para cozinhar, lavar roupa, fazer a higiene pessoal. Faço a limpeza da casa quase sozinha. Para além disso, estou sempre em casa e o meu passatempo é costurar”.

D. Marcelina costura manualmente desde os 20 anos. Tem habilidades para coser aventais, uma das suas paixões, costura as suas próprias saias, lençóis e almofadas. Os seus dedos, todos furados pela agulha, mostram vestígios de uma longa vida a costurar. Ganhou gosto pela costura através de uma vizinha, a quem ia todos os dias fazer companhia. Tem todos os seus materiais de costura, desde a agulha, às linhas de várias cores e à tesoura.

Questionada sobre a sua paixão pela costura, a mesma adianta que nunca deixou de fazer nada por causa da sua deficiência e que a costura é algo que faz como muito amor, mas somente para si própria. A mesma enfia e linha na agulha sozinha e com a ajuda da boca. Muito animada e divertida, diz que tem muitas amigas e sempre que podem, fazem festas e não deixa de participar em nenhuma delas.

Marcelina diz que o seu sonho é conseguir uma máquina de costura direccionada a pessoas deficientes e poder costurar maior quantidade de tecidos.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.