Direcção das Contribuições e Impostos: Utentes descontentes com sistema informático das Finanças

2/07/2014 00:59 - Modificado em 2/07/2014 00:59
| Comentários fechados em Direcção das Contribuições e Impostos: Utentes descontentes com sistema informático das Finanças

COOKIE2Os utentes que mensalmente se dirigem aos serviços das Finanças com o objectivo de efectuarem o pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado, IVA, mostram-se descontentes devido à lentidão do sistema informático que deixou paralisado o expediente do dia.

 

Fernando conta ao NN que normalmente, no final do mês, o pagamento do IVA tende a demorar alguns minutos mas, na segunda-feira, 30 de Junho, não se aguentava a desordem das pessoas que não respeitavam as filas, as cadeiras estavam todas ocupadas por pessoas desanimadas de tanto esperar. É inaceitável que uma instituição  como as Finanças trabalhe dessa forma.

Maria da Luz adianta que na altura do pagamento do IVA, os utentes esperam e desesperam de tanto esperarem. Não é possível controlar quem está na fila porque as pessoas cansam-se estando de pé e quando encontram uma hipótese de se sentarem, sentam-se e quem chegar depois não sabe quem está ou não na fila. Não há como controlar porque não existe dispensador de senhas.

Nádia diz que depois de passar muito tempo para ser atendida e de perder uma manhã inteira na fila, ainda tinha de fazer outra fila no banco para realizar a transferência do dinheiro. Segundo os funcionários, o sistema informático estava lento e não havia nada a fazer.

César e Anilda contam que antes de se dirigirem às Finanças, tiraram uma senha no banco para fazerem o pagamento, mas perderam a vez devido à paralisação nas Finanças. Anilda diz que para resolver outros assuntos ainda por tratar, juntamente com outras pessoas, teve de deixar os documentos ao funcionário e regressar à tarde mas, mesmo assim, ainda não estavam prontos pelo que a funcionária lhes devolveu o documento para fazerem o pagamento nos serviços dos Correios de Cabo Verde.

César também sugere que coloquem dispensadores de senhas para uma melhor organização, porque depois de esperar para mostrar os documentos, terá de fazer a fila uma segunda vez para que o funcionário autorize o pagamento.

Para apurar os factos o NN tentou contactar os responsáveis em São Vicente e na Praia , mas sem sucesso.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.