Ponta do Sol já tem Unidade de produção gelo

6/07/2012 01:20 - Modificado em 6/07/2012 01:20
| Comentários fechados em Ponta do Sol já tem Unidade de produção gelo

A vila da Ponta do Sol, na ilha de Santo Antão já possui uma unidade de produção de gelo. A infra-estrutura foi criada para resolver o problema que tem afectado a comunidade piscatória local no que tange à conserva do pescado. A reivindicação da classe durava há vários anos, uma vez que todo o peixe tinha que ser vendido na hora, sob pena de se estragar, ou então, de ter de ser devolvido ao mar, o que vinha acarretando inúmeros prejuízos aos homens e mulheres da faina.

 

Os pescadores e peixeiras da Ponta do Sol passam a dispor de uma unidade de produção de gelo para armazenar o seu pescado. A unidade foi inaugurada esta semana englobado num projecto que visa dar resposta à escassez de gelo que tem condicionado o sector da pesca na Ponta do Sol.

Para a classe dos pescadores e peixeiras, a infra-estrutura irá ter benefícios directos na vida das pessoas que estão ligadas ao sector das pescas, naquela localidade. Porque há vários anos que os homens e mulheres do mar da Ponta do Sol almejavam ter uma unidade de frio que desse resposta a conservação do pescado.

Para a Associação de Pescadores e Peixeiras da Ponta do Sol é um sonho que se torna realidade, numa localidade onde praticamente todas as famílias dependem directamente da pesca. “Estamos felizes com esta câmara de frio, que irá servir os interesses da comunidade piscatória. Ela surge em boa hora, uma vez que precisávamos de uma unidade de frio com urgência. Já que os pescadores e as peixeiras tinham que vender o seu peixe de forma rápida e a preços baixos para evitar prejuízos”.

Por outro lado, os pescadores e peixeiras dizem ter vencido uma luta, que tinha como objectivo a instalação de uma unidade de armazenamento e conservação do pescado.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.