Emigrante veio da Bélgica para realizar promessa a São João Baptista e São Pedro

26/06/2014 07:50 - Modificado em 26/06/2014 07:50
| Comentários fechados em Emigrante veio da Bélgica para realizar promessa a São João Baptista e São Pedro

Promessa-e-dividaCabo-verdiana de 77 anos, emigrante na Bélgica há mais de 30 anos, regressa a Cabo Verde pela primeira vez, com o objectivo de oferecer à vizinhança um manjar à base de porco para cumprir uma promessa feita a São João Baptista e a São Pedro.
Madalena diz que emigrou ainda muito jovem, altura em que começou a ter filhos e passou por diversas dificuldades. Neste momento, a vida estabilizou e tem quatro filhos, oito netos e três bisnetos.

 

A mesma conta que a sua devoção a São João Batista e a São Pedro vem desde ainda criança porque provém de uma família religiosa. Todos os anos, celebram a festa de São João e de São Pedro, mas há uns anos uma doença surpreendeu-a o que a levou a deixar de participar na sua tradição.

Com o nascimento de um bisneto ainda prematuro, fez uma promessa que se recuperasse a saúde e se o bisneto sobrevivesse, viria a Cabo Verde realizar as promessas aos seus santos.

Filhos, netos e bisnetos e a Dona Madalena uniram-se para celebrar a tradição. Família e amigos juntaram-se para ajudar nas tarefas, matança de porco, confecção do manjar e sua distribuição.

Madalena cumpriu a promessa de propagar a fé em São João Batista e vai cumprir a promessa que não revelou a São Pedro. E prometeu ainda que toda a família e os seus descendentes passarão a realizar todos os anos o ritual religioso, assim como era antigamente entre os dias 23 e 29 de Junho.

Muito feliz, Dona Madalena diz depois de ter participado na Eucaristia e de ter distribuído a refeição que preparou, aproveitou para colar e brincar a festa de São João que há muitos anos não tinha celebrado. Diz estar muito feliz por poder regressar à sua terra natal e regressará à Bélgica com muita vontade de ficar e promete aproveitar ao máximo os dias que ainda tem no Mindelo.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.